Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Igreja Ortodoxa Etiope



Igreja Ortodoxa da Etiópia:
Um número de rastas é membro da Igreja Ortodoxa Etíope. Instituída na Jamaica em 1969, essa igreja tem filiais em Nova Iorque, Jerusalém e Sudão. É uma das mais históricas e ancestrais igrejas cristãs. Representando a glória e história da Etiópia ancestral, o que atrai muitos rastas. Eles acreditam que nenhuma outra nação tem uma sólida fundação nas Escrituras Sagradas como a Etiópia. Essa Bíblia contém a totalidade do Velho e do Novo Testamento, da forma que nenhum outro livro encontra essa totalidade, existente apenas nesse texto. A Igreja Ortodoxa da Etiópia trata com carinho outras leituras, incluindo o Kebre Negast (Glória dos Reis), o livro que traça a linhagem de Haile Selassie, de Salomão e Sabá. A Arca da Aliança contendo os Dez Mandamentos originais, afirmam estar também na Igreja Ortoxa da Etiópia, em Addis Ababa. A Igreja Ortodoxa Etíope não enfatiza a divindade de Haile Selassie, especialmente desde sua morte em 1975. Para eles, ele foi um Cristão servo de Deus. Todavia, chamar realmente essa igreja de rastafari é certamente duvidoso. A Igreja Ortodoxa da Etiópia é fundamentada no cristianismo ortodoxo, compartilhando de todo o ritual e grandiosidade associados a essa tradição. Embora muitos rastas tenham se arrebanhado na igreja quando ela inicialmente se estabeleceu na Jamaica, desde então muitos deles se afastaram, acreditando ser demasiado cristão e peculiar a muitas crenças rastas, para eles.
3) Congregação Nacional Etíope:
Outro grupo é a Congregação Nacional Etíope do Príncipe Edward Emmanual. Localizada nas montanhas de St. Thomas, esse acampamento tende a ser uma comunidade auto-suficiente. O grupo existe desde o início do movimento rastafari e foi viver no local no fim da década de 60. O Príncipe é a cabeça da hierarquia, alegando ser um sacerdote da Ordem de Melchizedek. Ele é venerado de uma extremidade à outra, com Selassie e Marcus Garvey. Abaixo dessa árvore (e da esposa do Príncipe), tem um número de sacerdotes, apóstolos e profetas. Os membros vestem turbantes e mantos para os trabalhos e cultos. Muitos não possuem dreadlocks. Eles aderem a um estrito código moral e compartilham muitas regras e regulamentos. Ao lado de rituais de reza e devoção, de acordo com Leonard Barret, “práticas muito surpreendentes podem ser observadas neste grupo... sacrifício é uma prática ritual, lavar os pés dos santos e orar por exaustão, também”. A escassez de mulheres nessa comunidade é evidente. Esse grupo tem uma grande consciência racial. São negros supremacistas e não acreditam que brancos podem entrar nos portões de Sião. Pessoas de fora têm me dito que o Príncipe Edward Emmanual parece ser venerado acima e além de Selassie e Marcus Garvey.
Texto e Imagem pesquisa Google

4 comentários:

  1. Sim,

    que a paz de Yeshua esteja presente!

    entao vi seu blog, em uma pesquisa que fiz sobre igreja ortodoxa etiope, e achei interessante seu artigo ... Antes de mais nada, nao estou defendendo nenhum tipo de religiao, nem filosofia...

    E como a igreja ortodoxa crista etiope se tornou uma das mais historicas e mais ancestrais igrejas do mundo?

    Tudo se deve a um homem eunuco, etiope, mordomo-mor de Candace, rainha dos etiopes. Este eunuco estava indo ate Jerusalem para adoração, e no caminho ia lendo o livro do profeta Isaias, e nisto apareceu Felipe, discipulo de Jesus, que explicou a passagem ao eunuco, pois ele nao entendia o que estava lendo. E assim esse eunuco conheceu a Jesus, e propagou o evangelho de Jesus na Africa, mais precisamente na Etiopia.

    Esta passagem esta em Atos dos Apostolos 8:27-38
    http://boladeneve.bibliaonline.com.br/acf/atos/8/27+

    como disse anteriormente, nao estou pregando uma religiao, nem tampouco defendendo filosofia, e sim propagando o que Jesus disse: Ide a todo o mundo e pregai o evangelho(boas novas).

    Como vi em seu blog, Regueiro profetiza o bem, profetizo em sua vida que a Luz do verdadeiro Leao de Juda - Jesus - venha a te dar entendimento e sabedoria para receber esse comentario, pois temos que viver o que é mandamento: Amar a Deus(Jeova - JAH) acima de qualquer coisa e amar uns aos outros, como a si mesmo.

    Ah uma dica pra ti: acesse http://surforeggae.ig.com.br/noticias.asp?cat=31&id=1893&tipo=Coluna

    Esta Coluna fala sobre: Quem é JAH?

    qq coisa meu email é
    air_rocha@hotmail.com

    para trocarmos mais ideias ...

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  2. Graças e Louvores
    Luz na caminhada
    Pensamentos sempre positivos
    chamando a força chamanica
    e deixem a sua Luz brilhar .

    Uma dica de banada que esta prestes a ser lançada
    Banda ZAFENATE
    www.zafenate.com.br

    ResponderExcluir
  3. damos graças ...Jah por sua presença viva nos 4 cantos da Terra , gratidao a Ti por sua gloria meu Senhor...por nos livrar de X(mau)e nos edificar em R(Retitude/bem ) um Amor a todos de coraçao,Qadamawi Haile Selassie I Jah Rastafar I ... Ras Keké Josefh

    ResponderExcluir
  4. Bendito Amor a todos os Irmãos.
    Não importa quem tu és nessa carne; seja negro; seja branco; seja indio; seja amarelo; rico ou pobre; todos são pecadores.
    JESUS CRISTO é o salvador de toda humanidade;
    JAH Rastafari nosso criador, a Quem devemos Amar acima de tudo, a Quem devemos obediência.
    Que a Fé não se separe de nós para sempre.
    Adonai Deus JAH Rastafari Bless All. Amen

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.