Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Igreja Ortodoxa Etiope



Igreja Ortodoxa da Etiópia:
Um número de rastas é membro da Igreja Ortodoxa Etíope. Instituída na Jamaica em 1969, essa igreja tem filiais em Nova Iorque, Jerusalém e Sudão. É uma das mais históricas e ancestrais igrejas cristãs. Representando a glória e história da Etiópia ancestral, o que atrai muitos rastas. Eles acreditam que nenhuma outra nação tem uma sólida fundação nas Escrituras Sagradas como a Etiópia. Essa Bíblia contém a totalidade do Velho e do Novo Testamento, da forma que nenhum outro livro encontra essa totalidade, existente apenas nesse texto. A Igreja Ortodoxa da Etiópia trata com carinho outras leituras, incluindo o Kebre Negast (Glória dos Reis), o livro que traça a linhagem de Haile Selassie, de Salomão e Sabá. A Arca da Aliança contendo os Dez Mandamentos originais, afirmam estar também na Igreja Ortoxa da Etiópia, em Addis Ababa. A Igreja Ortodoxa Etíope não enfatiza a divindade de Haile Selassie, especialmente desde sua morte em 1975. Para eles, ele foi um Cristão servo de Deus. Todavia, chamar realmente essa igreja de rastafari é certamente duvidoso. A Igreja Ortodoxa da Etiópia é fundamentada no cristianismo ortodoxo, compartilhando de todo o ritual e grandiosidade associados a essa tradição. Embora muitos rastas tenham se arrebanhado na igreja quando ela inicialmente se estabeleceu na Jamaica, desde então muitos deles se afastaram, acreditando ser demasiado cristão e peculiar a muitas crenças rastas, para eles.
3) Congregação Nacional Etíope:
Outro grupo é a Congregação Nacional Etíope do Príncipe Edward Emmanual. Localizada nas montanhas de St. Thomas, esse acampamento tende a ser uma comunidade auto-suficiente. O grupo existe desde o início do movimento rastafari e foi viver no local no fim da década de 60. O Príncipe é a cabeça da hierarquia, alegando ser um sacerdote da Ordem de Melchizedek. Ele é venerado de uma extremidade à outra, com Selassie e Marcus Garvey. Abaixo dessa árvore (e da esposa do Príncipe), tem um número de sacerdotes, apóstolos e profetas. Os membros vestem turbantes e mantos para os trabalhos e cultos. Muitos não possuem dreadlocks. Eles aderem a um estrito código moral e compartilham muitas regras e regulamentos. Ao lado de rituais de reza e devoção, de acordo com Leonard Barret, “práticas muito surpreendentes podem ser observadas neste grupo... sacrifício é uma prática ritual, lavar os pés dos santos e orar por exaustão, também”. A escassez de mulheres nessa comunidade é evidente. Esse grupo tem uma grande consciência racial. São negros supremacistas e não acreditam que brancos podem entrar nos portões de Sião. Pessoas de fora têm me dito que o Príncipe Edward Emmanual parece ser venerado acima e além de Selassie e Marcus Garvey.
Texto e Imagem pesquisa Google

5 comentários:

  1. Sim,

    que a paz de Yeshua esteja presente!

    entao vi seu blog, em uma pesquisa que fiz sobre igreja ortodoxa etiope, e achei interessante seu artigo ... Antes de mais nada, nao estou defendendo nenhum tipo de religiao, nem filosofia...

    E como a igreja ortodoxa crista etiope se tornou uma das mais historicas e mais ancestrais igrejas do mundo?

    Tudo se deve a um homem eunuco, etiope, mordomo-mor de Candace, rainha dos etiopes. Este eunuco estava indo ate Jerusalem para adoração, e no caminho ia lendo o livro do profeta Isaias, e nisto apareceu Felipe, discipulo de Jesus, que explicou a passagem ao eunuco, pois ele nao entendia o que estava lendo. E assim esse eunuco conheceu a Jesus, e propagou o evangelho de Jesus na Africa, mais precisamente na Etiopia.

    Esta passagem esta em Atos dos Apostolos 8:27-38
    http://boladeneve.bibliaonline.com.br/acf/atos/8/27+

    como disse anteriormente, nao estou pregando uma religiao, nem tampouco defendendo filosofia, e sim propagando o que Jesus disse: Ide a todo o mundo e pregai o evangelho(boas novas).

    Como vi em seu blog, Regueiro profetiza o bem, profetizo em sua vida que a Luz do verdadeiro Leao de Juda - Jesus - venha a te dar entendimento e sabedoria para receber esse comentario, pois temos que viver o que é mandamento: Amar a Deus(Jeova - JAH) acima de qualquer coisa e amar uns aos outros, como a si mesmo.

    Ah uma dica pra ti: acesse http://surforeggae.ig.com.br/noticias.asp?cat=31&id=1893&tipo=Coluna

    Esta Coluna fala sobre: Quem é JAH?

    qq coisa meu email é
    air_rocha@hotmail.com

    para trocarmos mais ideias ...

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  2. Graças e Louvores
    Luz na caminhada
    Pensamentos sempre positivos
    chamando a força chamanica
    e deixem a sua Luz brilhar .

    Uma dica de banada que esta prestes a ser lançada
    Banda ZAFENATE
    www.zafenate.com.br

    ResponderExcluir
  3. damos graças ...Jah por sua presença viva nos 4 cantos da Terra , gratidao a Ti por sua gloria meu Senhor...por nos livrar de X(mau)e nos edificar em R(Retitude/bem ) um Amor a todos de coraçao,Qadamawi Haile Selassie I Jah Rastafar I ... Ras Keké Josefh

    ResponderExcluir
  4. Bendito Amor a todos os Irmãos.
    Não importa quem tu és nessa carne; seja negro; seja branco; seja indio; seja amarelo; rico ou pobre; todos são pecadores.
    JESUS CRISTO é o salvador de toda humanidade;
    JAH Rastafari nosso criador, a Quem devemos Amar acima de tudo, a Quem devemos obediência.
    Que a Fé não se separe de nós para sempre.
    Adonai Deus JAH Rastafari Bless All. Amen

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog. costaria de entrar em contato pois tambem tenho alguns estudos e gosto de compartilhar com os irmaos. meu facebook JOAB MARLEY F

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.