Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FILHOS DE GANDHI-RJ



A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA CULTURAL AFOXÉ FILHOS DE GANDHI-RJ, fundada em 12/08/1951 CNPJ: 27.084.136-83, considerada de utilidade pública decreto 685 de 10/10/1968, localizada na Rua Camerino 07/09 no Centro - CEP: 20.080-011.

Sempre apoiando, desenvolvendo, gerando e preservando a cultura afro-brasileira; através da música, da arte e da cultura. Busca cada vez mais se integrar nas multi-manifestações da cultura popular brasileira.

Temos dança, musica afro,musica popular regional e MPB, passeios, palestras, eventos artísticos e culturais, desfiles carnavalescos,apresentações contratadas, shows e muitas outras expressões da arte afro-brasileira.


Bloco Afro Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro

Um dos primeiros blocos afros do Rio de Janeiro. Fundado em 1951, pouco se tem notícias sobre seus idealizadores. Sabe-se, porém, que o fato se deu por iniciativa de trabalhadores da zona do Cais do Porto do Rio de Janeiro, moradores dos bairros, principalmente, Saúde e Gamboa, influenciados e sob orientação de alguns integrantes do Ijexá Filhos de Gandhi, fundado em Salvador em 18 de fevereiro de 1949. No ano de 1975 o bloco desfilou trazendo em seu estandarte a figura de um camelo. Em 20 de setembro do mesmo ano foi realizado na sede do bloco, na época na Rua Coronel Audemário Costa, 58, na Central do Brasil, a gravação de um compacto no qual constaram seis faixas interpretadas pelo solista Aurelino Gervásio da Encarnação e o grupo: "Cantiga de Exu", "Cantiga de Ossãe", "Cantiga de Omulu", "Afoxé", "Cantiga de Oxalá" e "Hino do Afoxé Filhos de Gandhi". O disco foi produzido e lançado pelo Ministério da Educação e Cultura - Departamento de Assuntos Culturais - Fundação Nacional de Arte - FUNARTE - Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro.

O Presidente Runtó Machado costuma lembrar que algumas dessas pessoas
também participaram da fundação do Filhos de Gandhi da Bahia. "A prova
disso é que a diferença entre os dois Afoxés é de apenas 2 anos". Machado
destaca a importância do Afoxé carioca para a cultura brasileira: “Os Filhos de Gandhi têm enorme importância para as religiões afro-brasileiras no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Somos os detentores, mantenedores e difusores de toda a cultura afro-brasileira na Região Sudeste. A imprensa, os intelectuais, os Pais e Mães de Santo, a Igreja Católica, as Escolas de Samba e a sociedade, em geral, sabem da importância em fortalecer e valorizar o Afoxé Filhos de Gandhi”.

Afoxé é uma cultura genuinamente brasileira!
Informações:
Presidente:
Carlos Machado
Vice Presidente:
Doté Freitas
Secretária:
Josélia
Tesoureiro:
José Cícero
Departamento Feminino:
Creuza
Diretor de Charanga:
Nato
Coreógrafo:
Lúcio
Assessor de Imprensa
Serginho Corrêa









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.