Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Origem do Reggae

O Reggae tem origem na Jamaica, resultado da evolução de musicas rituais da cultura africana, (que se tornou presente na ilha caribenha devido ao trafico de escravos no século XVII e XIV) que se juntando a cultura nativa, primeiramente gerou o “mento”, que era uma espécie de calypso que usava uma grande variedade de instrumentos artesanais, como flautas e banjos. Ainda hoje, ao exemplo do jongo no Brasil, que é o pai do samba que existe hoje, existem bandas de mento na Jamaica.
Nos anos 50 começou uma grande migração para ilha, pessoas vinham da América do norte, e até mesmo da Europa, e lógico, levaram em suas bagagens as musicas que escutavam em sua terra natal. Em Kingston o que mais se ouvia no fim daquela década, era o R&B americano, que tinha o cunho de lamento, vindo do Mississipi, o que teve grande identificação pelo publico jamaicano, que também era um povo oprimido. Então começaram-se a se formar grupos musicais nativos que tocavam R&B, mas, é lógico, do seu jeito. Isso tudo, culminou, em 1961 no lançamento de “Öh Carolina” , uma tentativa do produtor dj Prince Buster de misturar a R&B com os sons dos rituais Rastafaris. Algo inovador até então. Com isso começou a se valorizar mais a identidade cultural da ilha, que alcançou seu ápice em agosto do ano seguinte, com a independência da Jamaica.
O Próximo passo, foi o nascimento do SKA, que se originou, quando os discos de R&B, começaram a ficar difíceis de se encontrar, devido a efervescência de talentos locais. Os músicos locais começaram a misturar os ritmos nativos, com o swing das big bands americanas, inclusive, era tocado por grandes orquestras e teve a adição do naipe de metais.
Já no meado de 68, devido a eventos traumáticos na carreira dos Skatalites(principal banda de ska da época) o ska teve uma perda de popularidade, o que deixou em aberto novamente um espaço para a mente criativa daquele povo funcionar. Geralmente atribui-se a Hopeton Lewis, o primeiro pedido de desacelaração da musica SKA, para que pudesse se encaixada uma letra, o que mais tarde veio a se tornar um ritmo chamado de rckstaedy. Algum tempo depois, foi retomado o andamento de R&B mas com os mesmo elementos do SKA. A adição da guitarra e do BAIXO elétrico, nas bandas, foi fundamental para que os contrabaixistas da época pudessem criar fraseados mais ágeis, o que se tornou, mais tarde um característica do reggae.
Os wailers, junto com Bob Marley, começaram como uma banda de rocksteady, mas começaram a inovar por si só causando uma grande revolução na musica Jamicana até chegarem ao reggae roots, que conhecemos hoje.

Ang Lo.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom ver que ainda tem gente que se importa com a nossa cultura. Jah Bless *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu To começando a descobrir as coisas que o reggae tem para oferecer. E é tudo de bom !
    Melhor estilo musical : REGGAE !

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.