Poema Africano
Meus caros irmãos
Quando nasci eu era negro
Agora cresci e sou negro
Quando tomo sol fico negro
Quando estou com frio fico negro
Quando tenho medo fico negro
Quando estou doente fico negro
Quando morrer ficarei negro
E você homem branco,
Quando nasce é rosa
Quando cresce fica branco
Quando toma sol fica vermelho
Quando sente frio fica roxo
Quando sente medo fica verde
Quando está doente fica amarelo
Quando morre fica cinza
E ainda tem a "cara de pau" de me chamar de "homem de cor"?
TOMA VERGONHA!
Vinte de novembro é a data oficial do assassinato de Zumbi dos Palmares (1655-1695), o homem que mais lutou pela liberdade dos negros nos tempos da escravidão, ou nos tempos em que a escravidão existia oficialmente. A partir de 1978, e por iniciativa do Movimento Negro Unificado, a data foi transformada no Dia Nacional da Consciência Negra.
É inegável a exclusão social dos negros em nosso país. Os brasileiros, por mais que não admitam, ainda são extremamente racistas e não se esforçam muito para esconder seu preconceito. O negro em no Brasil é naturalmente relacionado à subserviência, à inferioridade intelectual, à falta de cultura (como se não possuíssem uma cultura riquíssima, praticamente desconhecida por nós) e o pior, ao perigo, ao negativismo.
Isso tem que mudar. O Movimento Negro se esforça para que mude. Falta a iniciativa do restante da sociedade. Que não se entenda por iniciativa incluir os negros em comerciais e peças publicitárias de empresas que jamais os empregariam. Nem fazer filmes e séries retratando com distorções gritantes e em forma de "espetáculo agradável para a clásse média ver" a dura realidade da maioria dos negros. Sim, porque um das idéias naturalizadas no consciente coletivo é real: os negros são a grande maioria da população pobre desse país. Afinal, a segregação racial existe desde que os primeiros escravos africanos chegaram aqui, há quase 500 anos.
E é triste que ainda precisemos de um Dia Nacional da Consciência Negra; que a idéia de igualdade entre os homens não seja admitida por todos nós; que tantas pessoas continuem sendo privadas de uma vida digna pura e simplesmente em razão de sua cor; e que, em razão da lógica burra e cruel que rege o mundo ocidental-capitalista, tão poucos negros venham a acessar esse blog e ler essa mensagem.
Este texto foi postado no Blog Musica e Poesia por Noemia Hime
Imagem disponibilizada na internet
Muito bonito poema com total veracidade de fatos.A cor da pessoa nao altera sua personalidade.Parabens
ResponderExcluirAbraços Markus Falcao
Minha cor são minhas atitudes.Mentiras me deixam vermelho.Então sou um arco -ìris pois sou de acordo a situações e sujeito a mutações.Voce ja mudou de cor? e de gosto? E de e atitudes.
ResponderExcluirDe acordo como pode se beneficiar.
Então a cor não e na pele.