A cantora e compositora jamaicana Queen Ifrica,nasceu em Montego Bay,era originalmente uma DJ, e é uma das novas revelações do reggae na ilha caribenha pátria- mãe do reggae.
Cantora de talento, já gravou ótimos álbuns como Fyah Mumma em 2007 e o novo álbum ´´Welcome To Montego Bay´´ agora em 2009.
A Queen Ifrica igualmente já tem um bom número de aparências em shows, e sua equipe de funcionários viajarão agora a Nova Iorque para fazer uma semana de promoções na imprensa de seu novo álbum,Welcome To Montego Bay . Também estará fazendo shows nos Estados Unidos excursionando junto com Tony Rebel e Fyakin em julho.
Queen Ifrica revelou todo seu talento nesse seu álbum altamente antecipado ´´Welcome To Montego Bay´´,lançado em 16 de junho de 2009. Sua voz Rastafariana nesta seleção de 13 canções apresenta uma mistura de lover’s rock,forte conotação espiritual e os comentários sociais caracterizados nesta estréia para a gravadora VP Records. A sua canção alcançou a parte superior das cartas do reggae no mundo inteiro apesar das tentativas de proibição na Jamaica devido a seu assunto. O dancehall dominou a trilha do título ´´Welcome To Montego Bay´´,dedicada á sua cidade natal. Entre seus cinco versos que mostra como um novo recurso da estrela,tenta apontar para as realidades desagradáveis de uma cidade arruinada pela pobreza, violência e desemprego. O primeiro single “Lioness on The Rise” (produzido por Donovan Germaine) exuda sua natureza corajosa e feroz no coração, mas a seguir na ela indica seu lado romântico no sucesso feito na batida one-drop, e cantada ´´rapping´´em “Far Away” (produzida por Rickman Warren) e em “In My Dreams” (produzida por C. Hurst), onde seu tom ronco quixotesco é reminiscente do estilo da icóne da canção Nina Simone . Fala sobre um caso triste de violação das crianças em “Daddy”(produzida por Kemar McGregor) que tem recebido o reconhecimento mundial e tem alcançado já a parte superior das cartas do reggae, mesmo que determinados setores dentro da sociedade jamaicana tentem proibir a canção por causa do assunto “Daddy”.Ifrica quis incorporar na Jamaica a idéia de que se uma sociedade é tragada pela violência, todos tem que olhar para os lares de onde estas tendências violentas estão vindo, observa Ifrica. Welcome To Montego Bay expôs muitos lados da Queen Ifrica. É tradicionalmente uma disc-jóquei, assim que é destacado seu estilo cru e ´´fyah burn´´ em canções como “Coconut Shell” e “Yad the East”,e seu lado humanístico,sensacional e comovente em acordos como “Daddy” e sua forte independência em trilhas como “Lioness On Rise”...
------------------
Discos:
-Fyah Mumma-2007
Queen Ifrica - Welcome To Montego Bay -2009-
A Queen foi uma descoberta do sacolé, amigo reggaeiro da Bahia, mas eu não tinha nem um material dela , apenas músicas que ele me passava pela net. E agora consegui alguma coisa espero que gostem, a voz dela é primorosa.
Elsy Myrian
Nenhum comentário:
Postar um comentário