Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ritmos Musicais da Jamaica



O Reggae é um estilo de música originário da Jamaica. No seu sentido mais amplo o Reggae nos remete a outros ritmos como os antecessores SKA e ROCKSTEADY e os predecessores DUB, DANCEHAL e RAGGA. Bob Marley, cantor e compositor, é o ícone deste estilo musical.


SKA: é um estilo musical jamaicano que se desenvolveu entre o final doas anos 50 e inicio dos anos 60. Combinando elementos Swing com o Jazz e o Rhythm and Blues norte-americano. O Ska apresenta um ritmo forte que acompanha o Reggae Swingueiro na sua vibração melódica que formou o Calipso.


ROCKSTEADY: estilo de música popular Jamaicana que se diferenciava do Ska nos anos 60. Em seus termos mais simples, Rocksteady é como o Ska, só que com a metade da velocidade, com o trombone substituído pelo piano e pelo baixo proeminente. As letras desse estilo são mais voltadas a temas sociais, com maior consciência política.


DUB: em forma de remix de música Regaae, nos quais se retirava grande parte dos vocais e se valorizava o baixo e bateria. Muitas vezes era incluído efeitos sonoros como tiros, sons de animais, sirenes de policia etc.. Hoje em dia o Dub é considerado um estilo musical, não apenas uma forma de remix.


DANCEHALL: é um estilo musical popular na Jamaica que nasceu nos fins dos anos 70, a principio era um estilo mais escasso e menos político e religioso do Reggae do que o estilo de raízes do Reggae que dominou a maior parte dos anos 70. A estrutura musical é enraizada no Reggae embora os ritmos jogados digitalmente o tornem consideravelmente mais rápido.


RAGGA: é um gênero de música eletrônica surgida através da influencia do Dancehall, na Jamaica em meados dos anos 80, assemelha-se ao Reggae, porém parte da instrumentação (ou sua vasta maioria) é digital. O estilo é geralmente associado ao Dancehall.


Texto de autoria desconhecida

revisão e adaptção Elsy Myrian Pantoja

Imagem disponivel na Internet

Um comentário:

  1. Reggae e cultura e arte,muito bom aprender lendo sobre cultura. Parabens a musica é lingua universal dos homens.Markus Falcao

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.