Ao mesmo tempo em que a maioria das pessoas prega que todos são filhos de Deus, o preconceito e a segregação racial vem crescendo a cada dia. Afinal, quais são nossas origens?
A ciência se divide em opiniões e teorias. Os que vão mais a fundo na questão afirmam que todos pertencemos a uma mesma classe: a raça humana. Teólogos definem diferentes linhas de pensamento sobre o que explicaria variedade entre cores de pele e dos olhos, estatura, etc. , mas, o principio básico é de que somos criação Divina.
Deus não é negro, nem branco, nem amarelo, não tem olhos azuis nem verdes, nem baixo nem alto nem castanhos, não é alto, nem baixo, não tem cabelos lisos, nem crespos, nem cacheados.... Não é nada disso e é tudo isso ao mesmo tempo.
“ Deus é espírito” (João 4.24). A Bíblia não menciona o “porque” das distintas características físicas dos seres humanos, mas se refere a todos, quando diz, em Gênesis 1.26, que somos feitos “à imagem e semelhança de Deus”.
QUE ACONTECEU QUANDO SAIMOS DA ARCA?
Segundo a Bíblia, a humanidade surgiu a partir de Adão, o primeiro homem, criado por Deus, do pó da terra (Gênesis 2.7) e sua mulher, Eva, criada de sua própria costela (Gênesis 2.22).
Noé, em virtude de sua fidelidade o obdiência a Deus, tornaram-se os únicos sobreviventes do grande dilúvio que o Criador enviou para exterminar a humanidade. Deus se arrependeu profundamente de sua criação, entristecendo-se com aproliferação da violência e corrupção entre os homens ( Gênesis 6.6-7). A chance do recomeço coube a Noé, sua mulher e seus filhos Sem, Cam e Jafé que, com suas respectivas esposas, tiveram a incumbência de repovoar a Terra (Gênesis 9.19). Os povos que descenderam de cada filho de Noé, se espalharam, se espalharam pela Terra, formando nações (Gênesis 9.19).
CAM
Cam significa preto ou quente. Não se sabe se ele era negro, mas os genes que deram origem à etnia negra estavam em Cam.
Os filhos de Cam foram Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. Este último é ressaltado no versículo do Gênesis. Diz no versículo que ao ser visto embriagado e nu por seu filho Cam, Noé amaldiçoou a Canaã, seu neto.
“ Quando um patriarca abria sua boca para bendizer ou maldizer seus decendentes, estas eram profecias dadas por Deus.
Noé não amaldiçoou a Canaã porque estava com raiva, mas porque Deus estava profetizando através dele.
Todos os povos descendentes de Cam foram expulsos da terra prometida.
Os Cananeus que estavam na terra de Canaã , foram exterminados por causa de atos medonhos que praticavam e a destrição de Sodoma e Gomorra.
Segundo o estudo “Panorama Blíbico”, os outros filhos de Cam geraram as seguintes nações: Pute que hoje é a Líbia, Mizraim é o Egito, Cuche é o Iraque. A Etiópia e várias outras trinos da África vieram de Cam.
Na mesma passagem em que Noé amaldiçoa a descendência de seu filho, ele abençoa Sem e Jafé .
De Sem vieram os Assírios, os Árabes e os Hebreus; o filho de Sem que origem a Israel se chamava Arfaxade. De Sem vem toda a descendência de Abraão, por isso os Israelistas são chamados de Semitas”.
O primeiro capitulo do livro de Mateus, que descreve a genealogia de Jesus, mostra que Ele descende de Abraão.
Jafé nome do terceiro filho de significa ‘expansão’. Dele vieram a maioria dos povos da Terra: Russos, Gregos, Italianos, Franceses, Espanhóis, Alemães, Celtas, Eslavos, Escandinavos, Getes, Centões, Belgas, Anglo-saxônicos, Holandeses, Suiços, Hindus, Persas, Búlgaros, Japoneses e provalmente, os Chineses, diz o estudo. As escrituras dizem, no versículo do livro de Gênesis, que "a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã." Pelegue foi um dos patriarcas da linhagem de Noé. Segundo Pedro Paulo, quando a passagem diz que a terra havia sido repartida nos dias de Pelegue, o texto podeestar se referindo tanto à divisão das línguas, que aconteceu como castigo sobre o povo da cidade de Babel, pela desobediência e construção da torre (Gênesis 11.9) ou à divisão física da terra, que separou a costa das Américas. Isso explicaria a existência de seres humanos no continente americano.
Créditos:....................Textos: Inahiá Castro //////// Fonte: Revista Plenitude, nº 123, ano 25, agosto de 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário