A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA CULTURAL AFOXÉ FILHOS DE GANDHI-RJ, fundada em 12/08/1951 CNPJ: 27.084.136-83, considerada de utilidade pública decreto 685 de 10/10/1968, localizada na Rua Camerino 07/09 no Centro - CEP: 20.080-011.
Sempre apoiando, desenvolvendo, gerando e preservando a cultura afro-brasileira; através da música, da arte e da cultura. Busca cada vez mais se integrar nas multi-manifestações da cultura popular brasileira.
Temos dança, musica afro,musica popular regional e MPB, passeios, palestras, eventos artísticos e culturais, desfiles carnavalescos,apresentações contratadas, shows e muitas outras expressões da arte afro-brasileira.
Bloco Afro Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro
Um dos primeiros blocos afros do Rio de Janeiro. Fundado em 1951, pouco se tem notícias sobre seus idealizadores. Sabe-se, porém, que o fato se deu por iniciativa de trabalhadores da zona do Cais do Porto do Rio de Janeiro, moradores dos bairros, principalmente, Saúde e Gamboa, influenciados e sob orientação de alguns integrantes do Ijexá Filhos de Gandhi, fundado em Salvador em 18 de fevereiro de 1949. No ano de 1975 o bloco desfilou trazendo em seu estandarte a figura de um camelo. Em 20 de setembro do mesmo ano foi realizado na sede do bloco, na época na Rua Coronel Audemário Costa, 58, na Central do Brasil, a gravação de um compacto no qual constaram seis faixas interpretadas pelo solista Aurelino Gervásio da Encarnação e o grupo: "Cantiga de Exu", "Cantiga de Ossãe", "Cantiga de Omulu", "Afoxé", "Cantiga de Oxalá" e "Hino do Afoxé Filhos de Gandhi". O disco foi produzido e lançado pelo Ministério da Educação e Cultura - Departamento de Assuntos Culturais - Fundação Nacional de Arte - FUNARTE - Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro.
O Presidente Runtó Machado costuma lembrar que algumas dessas pessoas
também participaram da fundação do Filhos de Gandhi da Bahia. "A prova
disso é que a diferença entre os dois Afoxés é de apenas 2 anos". Machado
destaca a importância do Afoxé carioca para a cultura brasileira: “Os Filhos de Gandhi têm enorme importância para as religiões afro-brasileiras no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Somos os detentores, mantenedores e difusores de toda a cultura afro-brasileira na Região Sudeste. A imprensa, os intelectuais, os Pais e Mães de Santo, a Igreja Católica, as Escolas de Samba e a sociedade, em geral, sabem da importância em fortalecer e valorizar o Afoxé Filhos de Gandhi”.
Afoxé é uma cultura genuinamente brasileira!
Informações:
Presidente:
Carlos Machado
Vice Presidente:
Doté Freitas
Secretária:
Josélia
Tesoureiro:
José Cícero
Departamento Feminino:
Creuza
Diretor de Charanga:
Nato
Coreógrafo:
Lúcio
Assessor de Imprensa
Serginho Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário