Bob Marley foi uma figura do herói, no sentido clássico mitológico. Sua partida deste planeta chegou a um ponto em sua visão de One World, One Love - inspirado por sua crença em Rastafari - estava começando a ser ouvida e sentida. O último Bob Marley e os ... Wailers turnê em 1980, atraiu o maior público na época por qualquer ato musical na Europa. A história de Bob é que de um arquétipo, que é por isso que continua a ter como ressonância um poderoso e crescente: ele encarna a repressão política, insights metafísicos e artístico, guerra e vários períodos de deserto místico. E sua audiência continua a aumentar: aos ocidentais verdades apocalípticas Bob provam inspirador e de mudança de vida; no Terceiro Mundo o seu impacto vai muito mais longe. Não apenas entre os jamaicanos, mas também os índios Hopi do Novo México e os maoris da Nova Zelândia, na Indonésia e na Índia, e especialmente naquelas partes da África Ocidental de escravos wihch foram arrancados e levados para o Novo Mundo, Bob é visto como um redentor figura retornando para liderar esta. À luz do sol claro jamaicano você pode escolher os componentes de que o mito de Bob Marley é composta por: a tristeza, o amor, a compreensão, o talento Godgiven. Esses são fatos. E embora às vezes se diz que não há fatos na Jamaica, há mais uma coisa de que podemos estar certos: Bob Marley nunca escreveu uma música ruim. Ele deixou para trás o corpo mais notável do trabalho gravado. "O reservatório de música que ele deixou para trás é como uma enciclopédia", diz Judy Mowatt do I-Threes. "Quando você precisa para se referir a uma determinada situação ou crise, haverá sempre uma canção de Bob Marley, que se relacionam com ela. Bob era um profeta musical." O país pequeno mundo da Terceira Jamaica produziu um artista que transcendeu todas as categorias, classes, credos e através de uma combinação de modéstia inata e profunda sabedoria. Bob Marley, a Natural Mystic, pode ainda provar ser o artista musical mais importante do século XX. Bob Marley deu o mundo da música brilhante e evocativa; seu trabalho esticada em quase duas décadas e ainda assim permanece intemporal e universal. Bob Marley & the Wailers trabalhou seu caminho para o próprio tecido de nossas vidas. "Ele tomou seu lugar ao lado de James Brown e Sly Stone como uma influência penetrante em R & B", diz o crítico americano Timothy White, autor da aclamada biografia de Bob Marley Catch A Fire: A VIDA DE BOB MARLEY. "Sua música foi puro rock, no sentido de que era uma expressão pública de uma verdade particular." É importante considerar as raízes desta lenda: o primeiro superstar do Terceiro Mundo, Bob Marley foi um dos artistas mais carismáticos e desafiadores do nosso tempo e sua música poderia ter sido criado a partir de uma única fonte: a cultura de rua de Jamaica . Os dias de escravidão são uma memória popular recente sobre a ilha. Eles têm permeado a própria essência da cultura da Jamaica, a partir do plantio de meados do século XIX para a música popular dos nossos tempos. Embora a escravidão foi abolida em 1834, os africanos e seus descendentes desenvolveram sua própria cultura com meia-Africano lembrado tradições se misturaram com os costumes dos ingleses. Essa cultura híbrida, é claro, tinha paralelos com a sociedade emergente negros na América. Jamaica, no entanto, permaneceu uma comunidade rural que, sem a industrialização de seu vizinho do norte, foi mais intimamente arraigada ao seu legado Africano. No início do século XX que o patrimônio Africano foi ter expressão política com Marcus Garvey, um pastor jamaicano que fundou a Universal Negro Improvement Association (UNIA). A organização defendia a criação de um novo estado negro na África, livre da dominação branca. Como primeiro passo neste sonho, Garvey fundou a Black Star Line, uma companhia marítima que, no imaginário popular, pelo menos, era levar a população negra da América e do Caribe de volta à sua terra natal de África. Alguns anos mais tarde, em 1930, Ras Tafari Makonnen foi coroado Imperador da Etiópia e tomou um novo nome, Haile Selassie, o imperador afirmava ser o governante 225 em uma linha que se estendia de volta para Menelik, o filho de Salomão e Sheba. Os seguidores de Marcus Garvey na Jamaica, consultando seus Novos Testamentos por sinal, acredita Haile Selassie era o rei preto quem Garvey havia profetizado iria entregar a raça negra. Foi o início de uma nova religião chamada Rastafari. Quinze anos mais tarde, em Rhoden Hall para o norte da Jamaica, Bob Marley nasceu. Sua mãe era uma moça de dezoito anos de idade, negro chamado Cedella Booker, enquanto seu pai era capitão Norval Marley, um intendente de 50 anos, branco, anexado ao regimento britânico das Índias Ocidentais. Os dois se casaram em 1944 e Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945. Família Norval Marley, no entanto, aplicada uma pressão constante e, embora ele forneceu apoio financeiro, o Capitão raramente viu o filho que cresceu nos arredores rurais de St. Ann, ao norte da ilha. País para as pessoas na Jamaica, Kingston capital era a cidade de seus sonhos, a terra da oportunidade. A realidade era que Kingston teve pouco trabalho para oferecer, mas através do anos cinqüenta e sessenta, as pessoas inundaram a cidade. Os recém-chegados, apesar de sua desilusão rápida com a capital, raramente voltaram para as freguesias rurais. Em vez disso, eles ocupadas nas favelas que cresceu no oeste da Kingston, a mais notória das quais foi cidade Trench (assim chamada porque foi construída sobre uma vala que escoava o esgoto de Kingston velho.) Bob Marley, mal em sua adolescência, mudou-se para Kingston, em finais dos anos cinquenta. Como muitos antes deles, Marley e sua mãe acabaram por se instalar em Trenchtown. Seus amigos eram jovens outra rua, também impaciente com seu lugar na sociedade jamaicana. Um amigo em particular, foi Neville O'Riley Livingston, conhecido como Bunny, com quem Bob teve seu primeiro hesitantes passos musicais. Os dois jovens ficaram fascinados com a música extraordinária que poderia pegar de estações de rádio norte-americana. Em particular, houve um New Orleans emissora as últimas músicas de artistas como Ray Charles, Fats Domino, Curtis Mayfield e Benton Brook. Bob e Bunny também prestou muita atenção aos grupos negros vocal, tais como os Drifters, que eram extremamente populares na Jamaica. Quando Bob parou a escola, mas parecia ter uma ambição: a música. Embora ele conseguiu um emprego em uma loja de soldadura, Bob passou todo o seu tempo livre com Bunny, aperfeiçoando suas habilidades vocais. Eles foram ajudados por um dos moradores famosos Trench Town, o cantor Joe Higgs, que dava aulas informais para aspirantes a cantores no cortiço metros. Foi em uma dessas sessões que Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh, outro jovem com grandes ambições musicais. Em 1962, Bob Marley fez um teste para um empresário da música local chamado Leslie Kong. Impressionado com a qualidade dos vocais de Bob, Kong levou a jovem cantora em estúdio para cortar algumas faixas, a primeira das quais, chamada de "Judge Not", foi lançado pelo selo Beverley. Foi primeiro registro de Marley. A outras músicas - incluindo "Terror" e "uma xícara de café" - não recebeu nenhum airplay e atraiu pouca atenção. No mínimo, no entanto, eles confirmaram a ambição de Marley para ser um cantor. No ano seguinte Bob decidiu que o caminho a seguir estava com um grupo. Ele ligou-se com Bunny e Peter para formar Os Wailing Wailers. O novo grupo tinha um mentor, um baterista de mão rastafari Alvin Patterson, que introduziu os jovens para Clement Dodd, produtor de discos em Kingston. No verão de 1963 Dodd ouviu Os Wailing Wailers e, satisfeito com os resultados, concordou em gravar o grupo. Era a época do ska música, a música quente piso novo de dança com uma batida marcada e. Suas origens incorporou influências das tradições Africano Jamaica, mas, mais imediatamente, a partir das batidas do ritmo inebriante New Orleans '& blues divulgada a partir de estações de rádio americanas e os sistemas de som crescente nas ruas de Kingston. Clement - Sir Coxsone - Dodd foi um dos melhores da cidade, homens sistema de som. Os Wailing Wailers lançaram seu primeiro single, "Simmer Down", no rótulo Coxsone durante as últimas semanas de 1963. Pela janeiro do ano seguinte, foi número um nas paradas jamaicanas, uma posição que detinha para os próximos dois meses. O grupo - Bob, Bunny e Peter, Junior Braithwaite e dois back-up singers, Beverly Kelso e Cherry Smith - foram uma grande notícia. "Simmer Down" causou sensação na Jamaica e Os Wailing Wailers começaram a gravar regularmente para Estúdio Coxsone Dodd One Company. Música dos grupos também encontrou novos temas, identificando-se com os rebeldes Rude Boy de rua nas favelas de Kingston. Música jamaicana tinha encontrado uma postura dura e urbana. Ao longo dos próximos anos Os Wailing Wailers colocar para fora alguns lados trinta que devidamente estabelecido o grupo. Apesar de sua popularidade, a economia de manter o grupo unido provou muito e os três outros membros - Junior Braithwaite, Beverly Kelso e Cherry Smith - parar de fumar. A mãe de Bob, Cedella, se casou novamente e se mudou para Delaware nos Estados Unidos onde tinha guardado dinheiro suficiente para enviar seu filho um bilhete de avião. A intenção era de Bob para começar uma nova vida. Mas antes que ele se mudou para os Estados Unidos, Bob conheceu uma menina chamada Rita Anderson e, em 10 de fevereiro de 1966, eles eram casados. Estada de Marley na América foi de curta duração. Ele trabalhou apenas o suficiente para financiar sua ambição real: música. Em outubro de 1966 Bob Marley, depois de oito meses nos Estados Unidos, voltou à Jamaica. Foi um período formativo em sua vida. O Imperador Haile Selassie tinha feito uma visita de Estado à Jamaica, em abril daquele ano. No momento em que Bob re-estabeleceu-se em Kingston o movimento Rastafari ganhou novo crédito. Marley estava cada vez mais atraído para Rastafari. Em 1967, a música de Bob refletiu sua opinião nova. Lá se foram os hinos dos Rude Boys deram lugar a uma crescente dedicação às espiritual e social, a pedra angular de seu legado real. Marley se juntou a Peter e Bunny para novamente formarem um grupo, agora conhecido como The Wailers. Rita também começava sua carreira como cantora, tendo um grande sucesso com "Pied Piper", um cover de uma canção pop Inglês. Música jamaicana, no entanto, foi mudando. A frenética batida do ska tinha sido substituído por um ritmo mais lento e sensual chamado Rock Steady. O compromisso Wailers novo Rastafarianism colocou em conflito com Coxsone Dodd e, determinados a controlar seu próprio destino, o grupo formado sua própria gravadora, Soul Wail 'N'. Apesar de alguns sucessos, no entanto, ingenuidade dos Wailers negócio foi demais eo selo faliu no fim de 1967. O grupo sobreviveu, entretanto, inicialmente como compositores de uma companhia associada ao cantor americano Johnny Nash que, na década seguinte, era ter um grande sucesso com Marley "Stir It Up". The Wailers também se encontrou com Lee Perry, cujo gênio produtivo havia transformado as técnicas estúdio de gravação em forma de arte. A combinação Perry / Wailers resultou em algumas das melhores músicas da banda já fez. Faixas como "Soul Rebel", "Duppy Conqueror", "400 Years" e "Small Axe" são clássicos, mas definiram a direção futura do reggae. Em 1970, 'Family Man' Aston Barrett e seu irmão Carlton (baixo e bateria, respectivamente) se juntou ao Wailers. Tinham sido o núcleo ritmo da banda de Perry estúdio, trabalhando com os Wailers naquelas sessões inovador. Eles também foram unchallenged como a seção mais difícil da Jamaica ritmo, um status que deveria permanecer intacta durante a década seguinte. A reputação da banda foi, no início dos anos setenta, extraordinário em todo o Caribe. Mas internacionalmente os Wailers ainda eram desconhecidos. No verão de 1971 Bob aceitou o convite de Johnny Nash para acompanhá-lo para a Suécia onde o cantor americano tinha tomado uma comissão filmscore. Enquanto na Europa Bob conseguiu um contrato de gravação com a CBS, que foi também, naturalmente, empresa de Nash. Na primavera de 1972 o Wailers inteiras foram em Londres, aparentemente promovendo a sua CBS "Reggae on Broadway" único. Em vez disso, encontraram-se presos na Grã-Bretanha. Como um último lance do Bob Marley dice entrou na Rua Baseando Studios da Island Records e pediu para ver seu fundador, Chris Blackwell. A empresa, claro, tinha sido um dos principais motores por trás da ascensão da música jamaicana na Grã-Bretanha, na verdade Blackwell tinha lançado ilha na Jamaica durante o final dos anos cinqüenta. Em 1962, no entanto, Blackwell tinha percebido que, pela re-localização Island para Londres, ele poderia representar todos os seus rivais jamaicana na Grã-Bretanha. A empresa foi re-nascido em maio de 1962, vendendo inicialmente à população jamaicana da Grã-Bretanha centrada principalmente em Londres e Birmingham. O ritmo ska quente, no entanto, rapidamente se estabeleceu como uma batida crescente pista de dança com a cultura Mod em seguida, crescendo e, em 1964, Blackwell produziu um sucesso mundial com "My Boy Lollipop ', um pop / ska sintonizar pelo jovem cantor jamaicano Millie . Através da Ilha de Sixties tinha crescido para se tornar uma importante fonte de música jamaicana, do ska e rock steady ao reggae. A empresa também abraçou o rock branco, com bandas e artistas tais como Traffic, Jethro Tull, King Crimson, Cat Stevens, gratuito e Fairport Convention assim, quando Bob Marley fez suas primeiras medidas com a Island em 1971, ele estava se conectando com o mais quente independente do mundo naquela época. Blackwell conhecia a fama jamaicano Bob Marley. O grupo foi oferecido um contrato único em termos da Jamaica. The Wailers eram avançados £ 4000 para fazer um álbum e, pela primeira vez, uma banda de reggae tivesse acesso às instalações de melhor gravação e foram tratados de maneira muito o mesmo que, digamos, seus contemporâneos grupo de rock. Antes dessa proposta, considerou-se que o reggae só vendia em singles e álbuns de compilação barato. Album The Wailers "primeiro" Catch A Fire "quebrou todas as regras: era lindamente embalado e fortemente promovido. Foi o início de uma longa subida para a fama internacional e reconhecimento. Anos depois do aclamado reggae dub Linton Kwesi Johnson poeta, comentando sobre "Catch A Fire", escreveu: "Um novo estilo de música jamaicana tem vindo a ser Ela tem um caráter diferente, um som diferente que eu só posso.... . descrever como Internacional Reggae Ele incorpora elementos da música popular internacional: rock e soul, blues e funk Estes elementos facilitou um avanço no mercado internacional ".. Embora "Catch A Fire" não foi um sucesso imediato, fez um impacto considerável na mídia. Ritmos de dança de difícil Marley, aliado às suas letras militantes vinham em completo contraste com os excessos do rock mainstream. Ilha também decidiu The Wailers deve turnê Grã-Bretanha e Estados Unidos, novamente uma novidade completa para uma banda de reggae. Marley ea banda chegou a Londres em abril de 1973, embarcando em uma excursão do clube que endureceu The Wailers como um grupo ao vivo. Depois de três meses, no entanto, a banda voltou à Jamaica e Bunny, desencantado com a vida na estrada, se recusou a tocar na turnê americana. Seu lugar foi ocupado por Joe Higgs, The Wailers "professor de canto original. A turnê americana chamou casas lotadas e ainda incluiu um compromisso final de semana jogando apoio ao jovem Bruce Springsteen. Essa foi a exigência de que uma turnê de outono também foi organizado com dezessete datas como apoio a Sly & The Family Stone, em seguida, o número, uma banda de música negra norte-americana. Quatro shows para a turnê, no entanto, The Wailers foram retirados do projeto de lei. Parece que eles tinham sido muito bom; bandas de apoio não deve prejudicar a atração principal. The Wailers, no entanto, fizeram o seu caminho para San Francisco, onde eles transmitem um concerto ao vivo para a estação de rádio pioneiro do rock, KSAN. A maior parte dessa sessão foi feito finalmente disponível em fevereiro de 1991, quando a Island lançou o álbum comemorativo "Talkin Blues '". Em 1973, The Wailers também lançou o seu segundo álbum pela Island, "Burnin '", um LP que incluía novas versões de algumas das músicas antigas da banda: "Duppy Conqueror", por exemplo, "Small Axe" e "Put It On" - juntamente com faixas como "Get Up Stand Up" e "I Shot The Sheriff". Este último, é claro, foi um enorme sucesso mundial de Eric Clapton no ano seguinte, mesmo alcançando o número um no chart de singles dos EUA. Em 1974, Marley passou muito tempo do seu tempo no estúdio trabalhando nas sessões que eventualmente fornecida "Natty Dread", um álbum que incluía músicas ferozmente cometidos como "Talkin Blues '", "No Woman No Cry", "Jah Seh Assim "," Revolution "," Them Belly Full (Mas Nós Hungry) "e" Rebel Music (3 Roadblock horas) ". No início do próximo ano, no entanto, Bunny e Peter deixariam definitivamente o grupo, eles foram mais tarde para embarcar em carreiras solo (como Bunny Wailer e Peter Tosh), enquanto a banda foi re-nomeado Bob Marley & The Wailers. "Natty Dread" foi lançado em fevereiro de 1975 e, até o verão, a banda estava na estrada novamente. Harmonias falta Bunny e Peter havia sido substituída pelas I-Threes, o trio feminino composto pela esposa de Bob, Rita, juntamente com Marcia Griffiths e Judy Mowatt. Entre os concertos foram duas apresentações no Lyceum Ballroom de Londres que, ainda hoje, são lembrados como destaques da década. Os shows foram gravados e ao vivo o álbum subseqüente, juntamente com o single "Woman No No Cry", ambos feitos nas paradas. Bob Marley & The Wailers estavam tomando reggae para o mainstream. Em novembro, quando The Wailers voltou à Jamaica para tocar um concerto beneficente com Stevie Wonder, eles eram obviamente maiores superstars do país. "Rastaman Vibration", o álbum de acompanhamento em 1976, quebrou o paradas americanas. Era, para muitos, a exposição mais clara ainda da música de Marley e crenças, incluindo faixas como "Baldhead Crazy", "Johnny Was", "Quem Cap Fit" e, talvez a mais significativa de todas, "War", as letras dos quais foram retirados de um discurso do imperador Haile Selassie. Seu sucesso internacional cresceu a importância política de Bob Marley na Jamaica, onde sua postura rastafári empresa tinha encontrado uma forte ressonância com os jovens do gueto. Em jeito de agradecimento ao povo da Jamaica, Marley decidiu, em um show gratuito, a ser realizada no National Heroes Park de Kingston em 5 de dezembro de 1976. A idéia era enfatizar a necessidade de paz nas favelas da cidade, onde facções em guerra tinha trazido confusão e mortes. Logo após o show foi anunciado, o governo convocou eleições para 20 de dezembro. A campanha foi um sinal para a guerra do gueto renovada e, na véspera do concerto atiradores invadiram a casa de Marley e atirou nele. Na confusão os atiradores apenas feriram Marley, que foi levado para um porto seguro nas colinas circundantes Kingston. Para um dia ele resolveu fazer o show e depois, em 5 de dezembro, ele entrou no palco e jogou uma rápida apresentação em desafio aos seus agressores. Foi a última apresentação de Bob na Jamaica por quase 18 meses. Logo após o show ele deixou o país e, durante início de 1977, viveu em Londres, onde gravou seu próximo álbum, Exodus. Lançado no verão daquele ano, Exodus consolidou o status internacional da banda. O álbum permaneceu nas paradas da Inglaterra por 56 semanas seguidas e tendo seus três singles - "Exodus", "Waiting in Vain" e "Jammin '" - com grandes vendagens. A banda também teve uma semana de concertos no Rainbow Theatre de Londres, suas últimas datas na cidade durante os anos setenta. Em 1978 a banda capitalizou seu sucesso com "Kaya", um álbum que atingiu o número quatro no Reino Unido a semana após o lançamento. Esse álbum viu Marley em um modo diferente, uma coleção de canções de amor e, claro, homenagens ao poder da ganja. O álbum também forneceu dois singles, "Satisfy My Soul" e do belo "Is This Love". Havia mais três eventos em 1978, todos os quais foram de extraordinária importância para Marley. Em abril, ele voltou à Jamaica para tocar o One Love Peace Concert na frente do Primeiro-Ministro Michael Manley eo líder da oposição Edward Seaga. Ele foi então convidado a Organização das Nações Unidas em Nova York para receber a Medalha da organização da paz. No final do ano, Bob visitou a África pela primeira vez, indo inicialmente ao Kenya e depois à Etiópia, o lar espiritual Rastafari. A banda já havia excursionou pela Europa e América, uma série de shows que rendeu o segundo álbum ao vivo, "Babylon By Bus". The Wailers também inovou ao jogar na Austrália, Japão e Nova Zelândia: reggae estilo verdadeiramente internacional. "Survival", nono álbum de Bob Marley pela Island Records, foi lançado no verão de 1979. Ela incluía "Zimbabwe", um hino de agitação para o logo-a-ser Rodésia liberada, juntamente com "tantos problemas no mundo", "Ambush In The Night" e "Africa Unite", como a capa, que contém as bandeiras das nações independentes, indicados, "Survival" foi um álbum de solidariedade pan-Africano. No início do ano seguinte - uma nova década - Bob Marley & The Wailers voaram para o Gabão, onde foram fazer sua estréia Africano. Não foi uma ocasião propícia, no entanto, quando a banda descobriu que eles estavam brincando na frente de elite jovem do país. O grupo, no entanto, era fazer um rápido retorno à África, desta vez a convite oficial para o governo do Zimbabwe liberados para tocar na cerimônia da independência do país em abril de 1980. Foi a maior honra oferecida à banda, e um que sublinhou a importância do Wailer no Terceiro Mundo. Próximo álbum da banda, "Uprising", foi lançado em maio de 1980. Foi um sucesso instantâneo, com o single, "Could You Be Loved" um vendedor maciça em todo o mundo. Uprising também contou com "Coming In From the Cold", "Trabalho" ea faixa de encerramento extraordinário, "Redemption Song". Os Wailers então embarcaram na sua maior turnê européia, quebrando recordes de público pelo continente. A programação incluiu uma multidão de 100.000 pessoas em Milão, o maior show da história da banda. Bob Marley & The Wailers, simplesmente, foram a banda mais importante na estrada naquele ano eo álbum Uprising novos em todas as paradas na Europa. Foi um período de máximo optimismo e estavam sendo feitos planos para uma turnê americana, em companhia de Stevie Wonder, que o inverno. No final da turnê européia Marley ea banda foram para a América. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas logo após caiu seriamente doente. Três anos antes, em Londres, tinha ferido o dedo do pé enquanto jogava futebol. O ferimento tornou-se canceroso e ter sido tratado em Miami, mas continuou a progredir. Em 1980, o câncer, em sua forma mais virulenta, começou a se espalhar pelo corpo de Bob. Ele lutou contra a doença por oito meses, fazendo tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels, na Bavária. Tratamento Issels era controverso e não-tóxico e, por um tempo de qualquer maneira, a condição de Bob pareceu estabilizar. Eventualmente, no entanto, a batalha foi demais. No início de maio, Bob Marley deixou a Alemanha para sua casa, jamaicano, uma viagem que não foi concluída. Ele morreu em um hospital de Miami na segunda-feira 11 de maio de 1981. Ao mês anterior, Marley havia sido agraciado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país. Na quinta-feira 21 de maio de 1981, o Exmo. Robert Nesta Marley O.M. recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Após o funeral - assistido tanto pelo Primeiro-Ministro eo líder da oposição - o corpo de Marley foi levado para sua terra natal, Nine Mile, no norte da ilha, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley tinha 36 anos de idade. Sua lenda, no entanto, tem conquistado o ano.
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quinta-feira, 7 de julho de 2011
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