Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

segunda-feira, 13 de julho de 2009

06 de fevereiro


06 de Fevereiro...

Dia 06 de fevereiro, um dia como qualquer outro. Será? Pra muitos pode ser um dia normal, mas para uma nação é um dia de comemoração, é dia do povo todo festejar o seu maior nome. Nesse dia nasceu em Niles Miles, um vilarejo do município de St. Ann, na Jamaica, Robert Nesta Marley ou majestosamente Bob Marley.

Bob Marley é até hoje reverenciado no mundo todo,e suas músicas serão eternas. Mas, será que conhecemos o universo reggae, a história, a cultura? Eis, uma viagem ao mundo de Jah...

Que o reggae surgiu na Jamaica todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que esse ritmo na realidade nasceu de uma fusão de alguns outros sons jamaicanos como o Mento, que por sua vez foi originário de misturas das batidas dos tambores escravos e da música popular européia, e de canções inglesas que foram se unindo evoluindo através dos tempos. Uma curiosidade do Mento eram os instrumentos utilizados, como flautas e saxofones, feitos de bambu.

Juntamente com a libertação da Jamaica, que deixou de ser colônia inglesa no início dos anos 60, surgia o Ska. Naquela época borbulhavam talentos pelos guetos jamaicanos, o Mento foi se modificando e coletivamente foi originando esse novo ritmo que não demorou muito para contagiar a ilha toda. Ainda se tem dúvida sobre a origem do nome Ska. Uns dizem que vem do som das guitarras conhecida também como tchaka-tchaka, outros dizem que vem da gíria de rua skavoovie, uma interjeição de aprovação.

As batidas aceleradas do Ska soavam em toda ilha, eis que um cantor, Hopeton Lewis, pediu para os músicos desacelerarem um pouco a música para que ele encaixasse uma letra e pronto, surgia o Rocksteady que dominou a Jamaica de 66 a 68 e talvez por causa do nome que se assemelha com Rock n' Roll não tenha vingado. A verdade que o Rocksteady foi o primeiro formato do Reggae que hoje conhecemos.

Daí pra frente o reggae evoluiu e se tornou cultura mundial. Suas mensagens atravessarão gerações e provavelmente serão eternas. Os rastafaris plantaram a semente do reggae, que cresceu, criou folhas e gerou frutos. Esses frutos alimentaram aquela ilha da América Central e a brisa fez o papel de semear o resto do mundo.

Algumas curiosidades do mundo do reggae: O pai de Bob Marley era inglês, branco e militar, de 50 anos e se chamava Norval Marley. A mãe de Bob, Cedella Booker, tinha apenas 18 anos. O pai abandonou-o um dia após o casamento. O avô materno, Omeriah Malcolm, era uma espécie de curandeiro ou feiticeiro que afastava o mal. Bob morou na favela de Kingston, e sua mãe mesmo sendo empregada doméstica pagou escola particular para o filho. Na primeira profissão como aprendiz de soldador, Bob se queimou com o maçarico e abandonou a carreira. No final de 1966, imperador da Etiópia, Ras Tafari Makonem visitou a Jamaica e foi recebido por cerca de cem mil fiéis que vieram de toda a ilha para reverenciá-lo. Bob se converte ao rastafarianismo e a religião faz a cabeça de todos os jovens do gueto. O som dos tambores escravos que influenciaram as batidas do reggae, provavelmente soaram em alguns quilombos brasileiros, pois, nação Nagô e Yorubá também fizeram parte do tráfico negreiro jamaicano.

Filosofia Rastafari – Tem objeções a escovamento e corte de cabelo, tatuagens e cortes de carne. São vegetarianos. Respeitam todas as religiões e doutrinas, mas só louvam a Rastafari. Buscam a irmandade da humanidade através do amor. Ódio, ciúmes, inveja, engano, fraude traição são sentimentos abolidos dos Rastafaris. Não aprovam os prazeres da vida moderna. Estendem a mão a qualquer irmão, mas, primeiramente para os Rastafaris. São aderentes da antiga Lei da Etiópia. As bebidas são, preferentemente, chá de ervas. Ao contrário de que muitos jovens pensam, a maconha não é utilizada por todos os Rastas e os que a utilizam visam a purificação e limpeza e os rituais são controlados. Nunca utilizam maconha por diversão ou prazer.

Dia 06 de fevereiro, Bob Marley estaria fazendo 59 anos, mas infelizmente poucos jovens conhecem a significado dele para o povo Jamaicano e para os amantes do reggae. Confundem suas atitudes com marginalização, seus pensamentos com alucinações, sua filosofia de vida com delinqüência. Acho que se Bob Marley pudesse pedir um presente pro povo brasileiro, pediria para que purificássemos a mente de nossos jovens e de certas bandas que sabotam o verdadeiro estilo regueiro. Que Jah olhe por nós!!!

Alexandre (Tatu) Frassini
Imagem de ilustração colhida do blog Casa do Reggae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.