Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sábado, 11 de julho de 2009

Resumo da Historia de Marley


A nossa história tem seu início a partir de 6 de Fevereiro de 1945, província de St. Ann, Jamaica, ali, nesta data, nascia o filho de Cedella Booker, uma moça pobre e negra, com Norval Marley, um homem com posses e branco, seu nome: Robert Nesta Marley, o Rei do Reggae, Bob Marley. O homem que no futuro, iria se encarregar pessoalmente de botar a Jamaica no mapa e mudar, com seu estilo próprio de ser, a música mundial.

Bob, com seis anos descobre que sua vocação realmente era ser músico. Depois de voltar de sua 1ª visita a Kingston, a capital jamaicana, ele já dizia que um dia iria cantar.

Com doze anos se muda para Trench Town, bairro barra pesada de Kingston. era ali que Bob iria conhecer Bunny Livingston e Winston Hubert McIntosh, respectivamente, Bunny Wailer e Peter Tosh.

Depois de ralar muito conseguem seu primeiro sucesso: " Simmer Down", um ska, Bob conhece Rita Anderson e se casa com ela. Três dias após se casar com Rita, Bob aceita o convite da mãe de morar nos Estados Unidos, já que a música não estava lhe rendendo nada graças a uma crise que estava instaurada nas gravadoras.

Após ficar oito meses nos E.U.A., Bob volta com uma música para Rita, "Stir It Up", que depois se tornaria um grande sucesso. Mas as coisas na Jamaica tinham mudado com a visita do Imperador da Etiópia, Hailé Selassié, que é considerado o Deus da filosofia Rastafari, que Rita e os outros amigos de Bob tinham abraçado. Bob a partir daí passa a ser Rastafari.

Após muitos anos de busca pelo sucesso, o Wailers, batem a porta de Chris Blackwell. Ele diz a Bob que deve liderar os Wailers, e então mudam o nome da banda para Bob Marley & Wailers. Isto causa muita raiva em Peter Tosh que decide abandonar o grupo e seguir carreira solo. Mais tarde, Bunny também deixaria o grupo porque não gostava de viajar.

Em 1974, entram as I-Threes, trio formado por Rita Marley e mais duas amigas. Este ano também é marcado pelo lançamento de um disco muito importante da carreira de Bob, "Natty Dread", que puxado pelo hit "No Woman No Cry" marca a entrada de Bob para o time de superstars.

No dia 3 de dezembro de 1976, Bob sofre um atentado, escapa e faz o show pelo qual ele havia sofrido o atentado. Este show seria um show para unificar a Jamaica que estava dividida pela política.

Em 1977, já separado de Rita, ele se casa com Cindy Breakspeare, branca e bem-nascida. Os rastas não gostam e vão até Bob para reclamar e ele diz para não se meterem em sua vida.

Neste mesmo ano, acontece o acidente que mais tarde viria causar a morte de Bob. Ele machuca o dedo do pé jogando futebol. Após muitos descuidos, um médico descobre um pequeno câncer. Ele é aconselhado a amputar o dedo mas diz não e segue em frente com a carreira.

Em 1978, o Rei ficou preocupado com a situação na Jamaica, que mais uma vez estava em sérias dificuldades por causa da política. Ele faz então um de seus shows mais importantes: o One Love Concert. A platéia parece que sentia a dor de Bob e pára diante da cena que via: Bob, entre Michael Manley e Edward Seage, os dois maiores rivais políticos da ilha.

Em 1980, Bob vem em uma rápida visita ao Brasil. Nesta curta visita, Bob jogou futebol e participou de uma festa no Morro da Urca promovida pela gravadora Ariola que acabava de chegar ao Brasil. Infelizmente, não tivemos o prazer de vê-lo tocar com seus Wailers em Terras Brasilis, show que ele prometeu, mas por vontade de Jah, não pôde fazer.

Ele não pode fazer aquele show por um só motivo: sua morte ocorreu pouco mais de um ano depois.

Bob estava em uma turnê americana quando, correndo no Central Park, desmaiou. Era culpa da ferida no dedo. Ela havia evoluído para um cancêr e já dominava os pulmões e o cérebro do cantor. Não se tinha muito o que fazer, mas Bob, como era valente, decidiu tentar um tratamento experimental na Alemanha que, infelizmente, não deu certo.

No dia 11 de Maio de 1981, as rádios jamaicanas anunciaram: "Morreu hoje pela manhã, o honorável, Robert Nesta Marley". Bob tinha apenas 36 anos. Seus funerais são acontecimento nacional na Jamaica, as pessoas queriam cantar e beber para homanageá-lo. Bob morreu mas seu legado de músicas e seu jeito de ser, permanecerão vivos por toda a eternidade, porque as gerações novas nascem, crescem, conhecem Bob, se apaixonam pelo reggae e sua filosofia, têm seus filhos, passam isto a eles, e finalmente morrem, sabendo que não deixaram morrer a lembrança daquele que lutou de todas as formas que pôde para acabar com a violência e unir seu povo. Na Jamaica ele conseguiu. Se espelhe nisto, siga o que Bob ensinou, você verá que vale a pena lutar pelos seus ideais e com certeza fará um mundo melhor para você mesmo. A seguir, você lerá uma oração rastafari. Pense nela e verá que se abrir mão de certas coisas, você facilmente chegará a outras mais importantes e necessárias.

Aqui vai :

" Amando Jah, eu vou prosperar...

Que o Teu amor e prosperidade estejam sempre em meu lar...

Peço também que proteja os meus companheiros...

Que o Teu amor esteja com eles...

Por causa da força do Altíssimo, Jah, Ras Tafari-I...

Eu renuncio a tudo que tenho.

7 comentários:

  1. Me tira uma dúvida, Jah é uma religião? Como se define? no que acreditam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jah significa DEUS rastafari sim é uma religiao

      Excluir
  2. sempre gostei de reggue ultimamente tenho pensado muito sobre jah e quero seguir a seita rastafari

    ResponderExcluir
  3. Jah Não é Uma religião, Jah é o Deus Dos Rastas, o Principio Rasta é Muito Fácil de ser compreendido, Já que Um rasta não aceita ser comprado ou até mesmo manipulado Robert Nesta Marley diz que o Rastafari Não é uma Religião e sim uma forma de vida. O Principio Rasta é de que cada Rasta deve criar sua própria Verdade de forma que considere o Amor de Jah. O Reggae é Uma Forma de passar este amor ao Nosso SUPREMO JAH RASTAFARI SENHOR DOS SENHORES E REI DOS REIS...

    ResponderExcluir
  4. me arripiei lendo,muito legal !

    ResponderExcluir
  5. as lagrimas de jah que reinam na terra enquanto pedimos paz os porcos ganham com a gerra . Ponto De Equilibro

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.