Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Augustus Pablo




Augustus Pablo nasceu em 21 de junho de 1953 em St. Andrew, Jamaica, mas logo se mudou para Kingston e foi descoberto pelo produtor Herman Chin-Loy, primo de outro produtor mais famoso, Leslie Kong. Desde o início o seu instrumento foi a melódica (recentemente o jornal New York Times o apontou como o maior tocador de melodica do mundo), comum nas escolas jamaicanas mas nunca usada pelos músicos profissionais, que aprendeu sozinho. Quando Pablo tinha apenas 14 anos foi até a loja de discos de Chin-Loy para tocar um pouco, o que foi suficiente para que o esperto produtor agendasse a gravação de algumas faixas com o menino tímido. O que veio `a luz dessa primeira seção foi "Iggy Iggy", lançada em 1969 (o que faz constatar que Pablo estava completando 30 anos de carreira quando foi chamado por Jah). Foi Chin-Loy quem deu a Pablo o seu nome artístico. Ele achava que denominações exóticas davam um ar de mistério aos seus instrumentistas e isto ajudava a vender mais discos. Estas primeiras gravações foram compiladas recentemente pela gravadora de Chin-Loy , a Aquarius, no Cd AUGUSTUS PABLO & FRIENDS : THE RED SEA . Nesta época Pablo chegou a tocar teclado com os Wailers mas preferiu investir em sua própria produção.
Logo Pablo estaria alçando vôos mais altos, criando o seu próprio selo de gravação, o já citado "Rockers International" (que faria par com o sound-system do mesmo nome de seu irmão, Garth). Depois de alguns sucessos esporádicos, Pablo gravaria e entregaria para King Tubby mixar o disco que se tornaria a obra-prima de ambos: KING TUBBY MEETS THE ROCKERS UPTOWN (ver foto ao lado; mais detalhes sobre Tubby em "As raízes da música dub" ). Os irmão Barrett (dos Wailers) e Robbie Shakespeare dando uma canja na bateria e baixo e os arranjos de metais de Bobby Ellis formaram a base ideal para as melodias de sabor oriental de Pablo e os "efeitos espaciais" da mixagem de Tubby, perfeitamente combinados neste que é o disco de dub com o qual todos os outros são e serão comparados.
Os próximos anos seriam os mais produtivos da sua carreira. Pablo dividiria o seu tempo entre os artistas que produzia e seus discos instrumentais, como PABLO MEETS MR. BASSIE, tanmbém conhecido como ORIGINAL ROCKERS VOL. 2 , que traz belíssimos temas, como a comovente "Golden Seal" e a versão melancólica de "Burial" de Peter Tosh. Muitos outros trabalhos desta fase de ouro do estilo "rockers" podem ser apreciados em coletâneas como a da RAS Records chamada PABLO PRESENTS ROCKERS STORY (com o inacreditável Ras Bull e os Immortals fazendo uma versão de uma canção de Lennon e McCartney jamais gravada pelos Beatles:"World without love"; a capa pode ser vista acima), e álbuns como ROCKERS MEET KING TUBBY IN A FIRE HOUSE, RISING SUN, entre outros.Um dos últimos exemplares deste período foi o estupendo álbum de Hugh Mundell, AFRICA MUST BE FREE BY 1983 & DUB (foto), também da gravadora RAS. Mendell foi talvez a grande descoberta de Augustus Pablo e este foi certamente o melhor trabalho de sua curta carreira. A morte prematura e estúpida de Mendell (segundo o pesquisador Steve Barrow acontecida durante uma briga por uma geladeira) abalou Pablo e isso marcaria o início de um período mais discreto, o que seria acentuado pelas novas exigências do mercado, com a chegada arrasadora do estilo dancehall.
Pablo passou os seus últimos anos cuidando de sua loja e lançando obras esporádicas, como o aclamado BLOWING WITH THE WIND. Vivia tranquilamente com a família em uma casa nas colinas próximas a Kingston até ser acometido por um mal raro e incurável, a miastenia gravis, que afetou o seu sistema nervoso a ponto dele não conseguir mais reconhecer as pessoas, vindo a falecer no dia 18 de maio, deixando dois filhos, Addis e Isis, e a companheira Karen Scott. A importância de Augustus Pablo para a evolução do reggae talvez nunca venha ser devidamente reconhecida, mas o seu legado felizmente continuará a embalar as nossas noites e nos inspirar com suas melodias inconfundivelmente belas


Desconheço autor do Texto

Imagem disponibilizada na Internet


Discografia


Pablo & Friends "The Red Sea" (inclui a primeira gravação"Iggy Iggy")
"This Is Augusto Pablo" (Reggae Retro Records)
"Ital Dub"
"King Tubby Meets Rockers Uptown"
"East Of River Nile"
"Original Rockers"
"Authentic Golden Melodies"
"Africa Must Be Free By The Year Of 1983 DUB"
"Rockers Meets King Tubby In A Fire House"
"Chanting Dub With The Help Of The Father"
"Dubbing In Africa"
"King David's Melody"
"Rising Sun"
"East Man Dubb"
´"Rockers Comes East"
"Blowing With The Wind"
"Heartical Chant"
"Pablo and Friends"
"Live In Tokyo"
Compilações:
"Original Rockers"
"Original Rockers II"
"El Rocker's" edição ano 2000, (Pressure Sounds
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.