Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sábado, 15 de agosto de 2009

Bob Marley o mito continua


Quem foi este fenômeno?

Embora o gueto de Trenchtown, localizado em Kingston (no eterno pais mundial do reggae - a Jamaica), aparecesse em dezenas de suas canções, Robert Nesta Marley (BOB MARLEY) nasceu em 06/02/45 na povoação rural Nine Miles. A mãe se chamava Cedella Booker, e era uma humilde agricultora. E o pai, o senhor Norval Sinclair Marley, era um oficial do exército inglês, e pertencia a uma família muito rica. Claro que os pais dele não aceitariam tal união com a simples agricultora, chegando até mesmo a ameaçar de retirar todo o apoio econômico se ele não a deixasse. Norval, então, a abandonou. BOB foi um cara muito importante para seus irmaos. Com sua música, suas idéias e seu baseado, ele espalhou pelo mundo a filosofia Rastafari.A Jamaica saiu do anonimato e começou a aparecer para as pessoas do "mundo civilizado". Cedelaa teve que suar muito a camisa para manter a família. Mudaram-se para Trenchtown próximo a Kingston, porque lá era mais fácil encontrar trabalho. E foi exatamente lá que Bob Marley veio a conhecer Bunny Livingstone e Peter Tosh, e com eles acabou formando o Wailin' Wailers.

Suas Músicas

O estilo Wailers foi se transformando, mudando à medida que os ritmos jamaicanos evoluíam. Mas uma coisa saltava aos olhos de imediato: o som vocal ainda os distinguia, com Bob Marley como solista, para apoiar as harmonias de Bunny e Tosh. Eles se inspiravam nos grupos vocais americanos dos anos 50, como Moonglows e os Impressions. Nenhuma música foi mais natural do que a de Bob Marley. A maioria dos outros músicos, não importa a que estilo pertencem, se curvaram perante as regras do marketing e as pressões comerciais (de cada vez fazer maior sucesso), sem importar-se com a imagem ou ideologia que antes existia por trás. Mas quanto a isso Bob Marley soube se manter firme. A musica que dele saia era tão simples e clara. E fluía tão facilmente quanto a sua própria respiração.

texto copiado na integra de pesquisas na internet
desconheço o autor

2 comentários:

  1. Parabéns aos Blogueiros pela milesima visita.Todo esforço tem suas compensaçoes prazerosas de ver um trabalho reconhecido.Felicidade a Filha de Jah em especial.(por sua paixao pelo reggae e suas raizes)Elsy Pantoja.Abraços do amigo fã e admirador.pelo desenvolvimento de um trabalho feito.
    Markus Falcao

    ResponderExcluir
  2. "Quando temos a onvicção e gostamos de algo ou alguém .Isto permanece por toda uma existencia.Gostar pelo simples fator de gostar tentando agregar valores a seu EU" Yeahhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.