Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Homem de Cor




Poema Africano

Meus caros irmãos
Quando nasci eu era negro
Agora cresci e sou negro
Quando tomo sol fico negro
Quando estou com frio fico negro
Quando tenho medo fico negro
Quando estou doente fico negro
Quando morrer ficarei negro
E você homem branco,
Quando nasce é rosa
Quando cresce fica branco
Quando toma sol fica vermelho
Quando sente frio fica roxo
Quando sente medo fica verde
Quando está doente fica amarelo
Quando morre fica cinza
E ainda tem a "cara de pau" de me chamar de "homem de cor"?
TOMA VERGONHA!

Vinte de novembro é a data oficial do assassinato de Zumbi dos Palmares (1655-1695), o homem que mais lutou pela liberdade dos negros nos tempos da escravidão, ou nos tempos em que a escravidão existia oficialmente. A partir de 1978, e por iniciativa do Movimento Negro Unificado, a data foi transformada no Dia Nacional da Consciência Negra.

É inegável a exclusão social dos negros em nosso país. Os brasileiros, por mais que não admitam, ainda são extremamente racistas e não se esforçam muito para esconder seu preconceito. O negro em no Brasil é naturalmente relacionado à subserviência, à inferioridade intelectual, à falta de cultura (como se não possuíssem uma cultura riquíssima, praticamente desconhecida por nós) e o pior, ao perigo, ao negativismo.

Isso tem que mudar. O Movimento Negro se esforça para que mude. Falta a iniciativa do restante da sociedade. Que não se entenda por iniciativa incluir os negros em comerciais e peças publicitárias de empresas que jamais os empregariam. Nem fazer filmes e séries retratando com distorções gritantes e em forma de "espetáculo agradável para a clásse média ver" a dura realidade da maioria dos negros. Sim, porque um das idéias naturalizadas no consciente coletivo é real: os negros são a grande maioria da população pobre desse país. Afinal, a segregação racial existe desde que os primeiros escravos africanos chegaram aqui, há quase 500 anos.

E é triste que ainda precisemos de um Dia Nacional da Consciência Negra; que a idéia de igualdade entre os homens não seja admitida por todos nós; que tantas pessoas continuem sendo privadas de uma vida digna pura e simplesmente em razão de sua cor; e que, em razão da lógica burra e cruel que rege o mundo ocidental-capitalista, tão poucos negros venham a acessar esse blog e ler essa mensagem.

Este texto foi postado no Blog Musica e Poesia por Noemia Hime
Imagem disponibilizada na internet

2 comentários:

  1. Muito bonito poema com total veracidade de fatos.A cor da pessoa nao altera sua personalidade.Parabens
    Abraços Markus Falcao

    ResponderExcluir
  2. Minha cor são minhas atitudes.Mentiras me deixam vermelho.Então sou um arco -ìris pois sou de acordo a situações e sujeito a mutações.Voce ja mudou de cor? e de gosto? E de e atitudes.
    De acordo como pode se beneficiar.
    Então a cor não e na pele.

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.