Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sábado, 8 de agosto de 2009

Peter Tosh


Peter tosh nasceu numa comunidade rural chamada Westernmost - Jamaica - em 19 de Outubro de 1944, com 15 anos foi viver para a capital da Jamaica-kingston. Cedo conheceu Bob Marley e Bunny (Wailer) Livingstone,formando com eles uma forte amizade que os viria a juntar mais tarde como trio vocal.

No ínicio Peter tosh era o único que detinha alguns conhecimentos tanto musicais como a nível de instrumentos, ensinando Bob e Bunny a tocar viola.

Na primeira metade dos anos 60 o trio já tinha nome chamava-se “Wailing Wailers” e em 1965 - 5 músicas do Top 10 Jamaicano eram discos deles. Em 1972 Chris Blackwell President da “Island Records”assinou com o trio,o qual originou ao 1º LP “Catch a Fire” que continha Peter nas vocais em “Stop that train” e “400 Years”. Na Jamaica eles abriam ínumeros shows com vedetas como “The Jackson Five” e Marvin Gaye. Em 1974 devido a problemas internos no seio do grupo ( qualquer dos três tinha potencial para ser o “Lead Vocal do Trio), acabam por se separar para iniciar carreiras a solo. O ano de 1976, foi o momento da edição do 1º LP de Tosh a solo - " Legalize it " - o controverso single foi imediatamente proibido nas estações de rádio Jamaicanas, mas mesmo assim foi um dos LPs mais vendidos de sempre da história da música Jamaicana. Depois de "Legalize it" mais clássicos foram construídos por Tosh entre eles destaco “Equal Rights” e uma das minhas preferidas de sempre de Tosh “Fools Die” (LP Wanted Dread and Alive).

Em 1978 Peter Tosh é agredido quase até á morte pela polícia durante o “One Love Peace Concert” devido a palavras dirigidas ao Primeiro Ministro Jamaicano. Tosh sai da jamaica para ir viver para os estados Unidos e a convite de Mick Jagger associa-se á editora Rolling stones, desta colaboração é editado o LP “Bush Doctor”.que inclui o dueto com Mick Jagger “Don`t Look Back”, o 2º LP a sair através da Rolling Stones foi o “Mystic Man” que contém para além do soberbo “Mystic Man” , também “The Day the Dollar Die” e “Buk-in-Ham Palace”.

Também Eric Clapton era fã de Tosh ao ponto de gravar um dueto com ele na Música “Watch You Gonna Do”. Segue-se em 1981 o LP “Mama Àfrica" que inclui a brilhante canção que dá o nome ao Álbum e claro, a conhecidíssima “Johnny B Good” uma cover do clássico de Chuck Berry.

Entre 1983 e 1987 Tosh apenas viajava por África, dava alguns concertos e recuperava de agressões que sofreu várias vezes pela polícia. Neste período a nível músical nada gravou, a não ser em 1987 o álbum “No Nuclear War” que lhe mereceu um Grammy em 1988. Infelizmente pouco tempo depois da edição do álbum a 11 de Setembro de 1987, Tosh e mais 2 pessoas são assasinados na sua casa em Kingston, ( sempre se falou que terá sido um mero assalto mas, ...) . Felizmente a sua alma continua bem Viva, e as suas músicas mesmo passados 15 anos, continuam a dar muito, muito, que falar...


Discografia original de Peter Tosh a Solo :"Legalize It" de 1976"Equal Rights" de 1977"Bush Doctor" de 1978"Mystic Man" de 1978"Wanted Dread & Alive" de 1981""Mama Àfrica" de 1983"Captured Live" de 1984"No Nuclear War" de 1987Compilações que aconselho :"Honorary Citizen" de 1997"Arise Blackman" de 2000 / Trojan Recs / Música Alternativa"One Love Peace Concert 1978" de 2000 / Jad Recs / Koch InternationalDe forma nenhuma esta Discografia selecionada está completa, é apenas um pequeno guia para os fãns de Peter Tosh.


Pesquisa retirada do Google juntamente com a Imagem

Um comentário:

  1. TUDO QUE ESCUTO DE VOCES A RESPEITO DESSE GRANDE ASTRO DA MUSICA JAMAICANA MUITO ME FASCINA.SINTO-ME MUITO LIGADA A PETER TOSH E BOB MARLEY.DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO O DESCANSO ETERNO QUE ELES MERECEM NA PAZ DE JAH.

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.