Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sábado, 19 de setembro de 2009

Discurso de Sua Majestade Hailé Salassie na Jamaica 1966

Ilustres membros do Parlamento Jamaicano, apraz-me hoje para obter esta oportunidade de transmitir algumas reflexões para o Parlamento da Jamaica e das pessoas. O povo da Jamaica têm uma longa história gloriosa. O povo jamaicano lutou para alcançar a sua independência e desde a independência do povo jamaicano em uma unidade exemplar nacional passaram a trazer abundância e progresso para si próprios. Porque eu sei da história dessas pessoas maravilhosas e porque eu sei dos sentimentos do povo da Jamaica para entreter o povo etíope, eu sempre quis vir visitar a Jamaica. Agora, graças a Deus, esse desejo me tem sido cumprido.
Após a chegada na Jamaica, tenho visto mais do que eu esperava. Tenho visto o progresso do povo e tenho visto a sua determinação em marcha no sentido de uma maior unidade de progresso. Eu também tenho testemunhado pessoalmente a extensão do sentimento do povo jamaicano para o povo etíope. Mais uma vez gostaria de aproveitar esta oportunidade de expressar meu agradecimento ao Governo e ao povo da Jamaica pela  recepção maravilhosa que foi concedida para mim.
As nossas relações com o povo jamaicano, como eu já disse, não é de origem presente. Numa altura em que o povo etíope sofreu a agressão, agressão dura, o povo da Jamaica mostrou a sua preocupação e solidariedade para com o povo etíope e que desta forma nos forneceu o incentivo em relação à qual o povo etíope será eternamente grato.
Desde que cheguei na Jamaica, pude testemunhar a mim mesmo que estes sentimentos de simpatia que existia, então, continuou, e até agora não há um maior desejo de estabelecer uma relação mais próxima com o povo da Etiópia.
As relações, num sentido mais amplo, entre o povo da Jamaica e do povo da Etiópia e da África estão profunda e duradoura. Todos lutaram pela independência e conseguiu-o agora. Porque as pessoas se dedicam para a realização da nossa independência. alcançamos um objetivo que é a base para a cooperação mútua continuado e de boa vontade.
Além deste, há um laço de gratidão, um vínculo de fraternidade. O povo da Jamaica, em grande parte, têm origem na África. Isso novamente nos dá uma outra base sobre a qual podemos contratar uma relação saudável, uma relação que não só vai ser útil para os nossos respectivos povos, mas uma relação, por causa da semelhança fundamental entre nós, que a longo prazo, contribuir para uma melhor manutenção da paz e segurança internacionais.
Além deste, tanto o povo da Jamaica e ao povo da Etiópia são dedicados a uma outra causa, que é a causa do progresso e da prosperidade. Aqui, novamente a luta que temos de sofrer, as dificuldades que todos temos de vencer, e o programa que devemos adotar têm muita similaridade. Assim, eu digo que o povo da Jamaica e Etiópia têm muito em comum, e esses fatores comuns podem ser utilizados como base para as relações mais fortes entre os nossos dois povos
As pessoas de origem Africana imigraram para muitas partes do mundo. Alguns deles chegaram à Jamaica, outros para outras partes do mundo. Mas onde quer que estejam eles têm similar experiências históricas e os problemas que os esperam dependem de simpatia, e isto pode ser usado por todos nós como a base para o estabelecimento de uma cooperação que será para nosso benefício mútuo.
Além deste também acredito que os povos da Jamaica e Etiópia têm outra importante causa em comum, que é a causa da paz internacional. Muito mais do que os meios de guerra, a violação da paz em algum lugar, deve ser desencorajado para evitar a devastação da raça humana. Temos como uma preocupação importante que não deve haver uma violação da paz e segurança internacionais.
No entanto, se os países pequenos não combinarem todas as suas energias, se os países pequenos não colocarem todo o seu peso em uma direção para a manutenção da paz internacional, então suas vozes individuais no mundo de hoje não importa muito. Isto é precisamente porque os estados menores, pouco Jamaica e Etiópia, têm o supremo interesse que a paz e a segurança internacionais, seja preservada. E, para isso temos de continuar a colaborar para que a nossa voz na cena internacional, seja aumentada.
Além desta, é bem verdade que um país pode alcançar o progresso material sozinho. No entanto, sabemos que a partir das experiências do passado que a cooperação internacional tende a acelerar o ritmo de progresso de cada país. Esta é novamente uma outra área para que possamos pensar e ver de que forma podemos ampliar ainda mais as relações entre os povos da Jamaica e Etiópia. De outro ponto de vista fundamentais é por isso que a organização da Unidade Africano foi estabelecida. É porque o continente Africano, que compreende mais de 250 milhões de pessoas, se ficasse dividido entre mais de 30 estados, suas vozes individuais não teria peso. É precisamente por isso que, uma vez que existe uma identidade de interesses, temos tentado incluir Jamaica também, para que possamos levar este peso nos conselhos das nações, e também através do processo de cooperação e expandir as relações econômicas que poderiam ser em posição de acelerar o ritmo de desenvolvimento dos países-membros da Organização de Unidade Africano.

Esta pesquisa me foi concedida pelo colaborador deste Blog, Markus Falcão
Jah Blass Irmão



Um comentário:

  1. Querida cronista obrigado plea homenagem.Que Jah lhe guie em sua jornada.Abraços Parceiro admirador e fãnº 1.
    Markus Falcao

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.