Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ponto de Equilibrio






"Uma árvore sem raiz não fica em pé", essa é uma das frases que melhor define o trabalho da banda Ponto de Equilíbrio. Através do reggae, o grupo une resistência cultural ao resgate de suas raízes, sendo a música um veículo para suas mensagens de igualdade, amor verdadeiro e fé.
Surgida em dezembro de 1999, em Vila Isabel, subúrbio carioca, reúne músicos que cresceram na mesma vizinhança, uma verdadeira família que viu no reggae raiz o caminho da realização de seus ideais. Apesar das dificuldades geradas por um mercado onde falta originalidade e sobram modismos passageiros, a banda se mantém firme desde o começo, apresentando seu autêntico reggae rastafari.
Os fãs do gênero, carentes de uma representação nacional mais consistente, foram logo cativados pela forte energia que contagia a todos, sem distinção de idade, classe ou credo, e que se tornou a marca registrada de seus shows. Sempre acompanhando o "Ponto", a galera de Vila Isabel e arredores incentivou a banda a crescer e formar, em conjunto com pessoas de vários outros lugares, um público fiel. Com seis meses, gravou seu primeiro Cd Demo, que continha as músicas "Lágrimas de Jah", "Árvore do Reggae", "Rastafará", (seus primeiros sucessos) além de "Odisséia na Babilônia" e uma versão própria de "Soul Rebel"de Bob Marley. Logo o público já cantava as músicas nos shows, e, apesar de totalmente independente, o CD chegou a ser vendido até mesmo no exterior, divulgando bastante o nome e o som da banda.
Desde o início, a sonoridade incomum do grupo vêm chamando atenção. Todos se impressionam com a forte levada que, em conjunto com tocantes melodias e o suingue da percussão, faz com que ninguém consiga ficar parado. As letras (todas em português) são claras e de fácil assimilação, algumas em denúncia às desigualdades e injustiças do sistema capitalista, outras passando a real mensagem do rastafarianismo.
Vários palcos já fazem parte dessa história, como: Teatro de Lona, Fundição Progresso, Circo Voador, Clube Malagueta, Mourisco, Cantareira; e outros fora do Rio, como o já clássico reggae no Jamaica (Sana-RJ) e em estados como o Espírito Santo, Goiás e São Paulo.
Com a grande aceitação das músicas pela massa regueira, o terceiro Cd Demo (novembro/2001) começou a ser vendido nas apresentações da banda e em lojas especializadas. O disco possui 10 músicas (todas de autoria própria) e, demonstrando a força do grupo, já vendeu mais de 1000 cópias em menos de um ano.
Recentemente, o grupo participou do "Tributo a Peter Tosh" , grande evento que reuniu cerca de 5.000 pessoas no clube Nacional, em São Paulo. Vários ícones do reggae nacional estavam presentes, como Tribo de Jah, Mystical Roots, Jah Live, Leões de Israel, Salvação e a galera vibrou muito ao som do "Ponto". As músicas "Árvore do Reggae", "Aonde Vai Chegar" e "Só Quero O Que É Meu" foram cantadas pelo público paulista, que mostrou que já conhece bem o som da banda.
Para finalizar com chave de ouro, o "Ponto" fez uma participação no show da "Tribo de Jah" , cantando sua versão do clássico "Soul Rebel" de Bob Marley, para delírio total da galera! Acompanhando o crescimento do Reggae Raiz enquanto movimento musical, o Ponto de Equilíbrio se encontra em posição de destaque por sua forma de lutar pelo que acredita, estando apto a seguir seu caminho fazendo o que mais gosta: sacudir as estruturas do sistema e expandir o amor e a união entre os povos pelos 4 cantos do mundo... "Sinta a música, entre dentro dela, veja o que a música tem a lhe mostrar!"
site da banda: www.bandapontodeequilibrio.com.br

Texto e pesquisa www.reggae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.