Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alfa Blond


Alpha Blondy foi criado brincando pela vasta multidão na Europa e África. Ele é uma estrela do reggae de primeira magnitude, saudado como verdadeiro sucessor de Bob Marley tanto quanto pela sua música e suas mensagens de paz e unidade. O reggae de Alpha Blondy é uma mistura internacional. Ele e sua orquestra de 12 sistemas solares da paz acrescentado ao sotaque africano do reggae, e cantos em uma variedade de línguas, incluindo seu nativo Dioula, Francês e Inglês. Ele cantou em Hebreu em uma audiência árabe, e em árabe em uma audiência Israelita. "Eu a minha multidão na América o que eu dou na África, o mesmo menu," ele disse.

Nascido em 1º de janeiro de 1953 em Dimbokro(Costa do Marfim ), Seydou ou Blondy era levantado por sua avó, Cherie Coco, que instilou-o a sabedoria de Koran e moralidade Dioula sobre tolerança e misturou casamentos. Blondy escolhido francês da Bíblia e aprendeu inglês na escola, onde ele era expelido justo depois de ter formado seu 1º grupo, os "Vibrações Atômicas". Sua avó deu-lhe o apelido de Blondy(deformação da palavra bandido), e ele escolheu o nome "Alpha" o começo. Freqüentando o drama da América, ele tomava longa em Nova Iorque, onde, por dois anos, ele estudou economia e inglês na universidade de Colômbia. Embora ele mensageiro da obrigação todo dia para pagar seus estudos, a melhor parte de suas noites era esgotado no clube Harlem, onde ele não foi hesitado em pular sobre o palco e cantar músicas clássicas de Bob Marley em uma linguagem entre inglês, francês e Mandinque(um dialeto do oeste da África)gíria. Quando registrou a produção (clive caçada heard de Alpha), ele apressou-se dentro do estúdio e registrou 6 músicas... anteriormente desaparecendo com as fitas. Desapontado, Alpha Blondy empacotou suas malas e voltou para a Costa do Marfim.

Em seu retorno a Abdjan, sua família fez um concertante esforço para rejuvenescer sua carreira, porém, eles falharam. Alpha Blondy acreditou em suas músicas e poesias; o esforço contra a opressão pela a liberdade de expressão. Ele reuniu com a TV e produzindo Fulgence Kassy, que ofereceu-lhe um lugar no programa "Primeira Chance". E ele estava sobre o seu caminho. Mais uma produção, G. Benson, tomou-lhe abaixo seu vôo, e dentro de 48 horas, uma versão do caminho alto de um dos seus muitos acidentes era registrado: ele coreu com a polícia durante uma de suas operações "limpeza sobre as ruas". Sabari brigadeiro cantado em Dioula, uma linguagem muito popular do oeste da África, com uma gagueira de francês, era o fruto de uma experiência feliz.
Alpha foi o 1º que se atreveu agarrar-se a aspirar um taboo sujeito a brutalidade policial, e abuso de poder. Sucesso rapidamente seguido e uma legenda era nascido. Os "Balados"(garotos de rua) e Treichville( Abdjan Ghetto )gangues de rua não tem qualquer problema identificado com sua música.

JAH GLORY seu 1º álbum, registrado na orquestra da televisão da Costa do Marfim, tornando-se um negociante alto na Costa do Marfim e através(todo o tempo) o mundo. Em setembro de 1984, COCODY ROCK, seu segundo álbum, era registrado em Paris e mixado em London, incluindo uma música o qual teve pronto sendo reproduzido em Kingston dos lamentadores. Na direção do fim de 1985, ele soltou seu 3º álbum APHARTEID IS NAZISM, um hino de paz e liberdade. Seu próprio estilo de reggae, elástico, insistente, urgente, feito e marcado na história musical. E Alpha Blondy iniciou a segar(cortar) os prêmios. Em apreciação de seus trabalhos, Blondy contou com o seguinte reconhecimento, em 1984 ele era votado Nº1 durante a referente Rádio France International. Em 1985 ele conseguiu a Golden Maracas pela melhor produção francesa enquanto em 1986, ele conseguiu o prêmio Senghor pelo melhor grupo africano, nomeado por "victoires de la musique". Fim de 1986 viu a libertação de JERUSALEM, registrado, arranjado e produzido no estúdio Tuff Gog em Kingston, Jamaica, em companhia do lendário grupo de Bob Marley, os lamentados. Esta música era uma combinação vitoriosa do soco africano e do trovão jamaicano.

Lentamente porém seguramente, este super star do oeste da África estava sobre o seu caminho tornado-se um herói de reggae neste largo mundo. Outubro de 1987 viu o mundo libertar com o seu 5º álbum REVOLUTION de Alpha Blondy, compreendendo a simples batida SWEET FANTA DIALLO.
Em março de 1989 seguindo uma bem sucedida viagem na América, Alpha Blondy entrega seu 6º álbum: THE PROPHETS. Depois em 1990, seu 7º álbum, SOS GUERRE TRIBALE, contando com 6 caminhos, era libertado.

MASADA, libertado em janeiro de 1992, já teve arruinado além do duplo ouro em Franca, e a simples batida "rendez-vous" lançado nos 10 melhores(14 semanas nos 50 melhores), MASADA era nomeado por "victoires de la musique" e é libertado acima de 50 países ao redor do mundo. "Eu amo muito o reggae quando ele é feito inteligentemente, quando o reggae não é falado também muito sobre ganja(marijuana), Blondy disse.

Muitas canções de Alpha Blondy são canções mensageiras - - semelhante ao seu álbum APHARTEID IS NAZISM. Porém realmente tinha somente uma para cantar sobre, ele disse.

"Minhas canções são realmente todas canções de amor. Quando eu falo sobre Deus, eu converso sobre o amor divino, quando eu falo sobre politicagem tendo vindo junto fazer mudanças para a geração futura, além disso um caminho para uma pregação do amor. Nós todos aqui na terra ou em algum lugar além desse, ao redor do amor iniciando o amor. Eu penso que o mundo precisa, e nós temos que dar uma chance às nossas crianças - - por uma geração futura, você veja". O que a geração futura da África precisa. Alpha Blondy disse, é uma unidade além da considerações tribal.

"Nós da África temos que ter vivência, por um Estados Unidos da África. Isto não é um sonho, ele pode ser realizado. Ele terá talvez daqui a uns 20 anos ou mais, porém eu sei que um dia haverá mais intelectuais, quando a educação for avaliada para cada um".

"Eles irão vir da próxima geração porque os chefes agora estão também muito envolvidos em muitas coisas para olhar a exigência do programa da unidade africana" Blondy disse. Por Blondy, ele irá definitivamente continuar cantando os passos de Bob Marley(sua grande influência)embora seus gostos em reggae sejam muito largos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.