Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra

20 de novembro: Dia da Consciência Negra


Viva Zumbi dos Palmares que de 1670 a 1695 comandou a maior comunidade livre da história da nossa pátria.
 Viva Zumbi que nasceu em Palmares, e já criança, aprisionado e entregue a soldados, rebatizado Francisco (ah, queriam transformá-lo num Chiquinho de Assis!), optou por voltar a Palmares e lutar com seu povo.
 Viva Zumbi, que não aceitou nenhum acordo com a opressão.
 Viva Zumbi, que lutou até fim e morreu traído.
 Viva Palmares, onde dezenas de milhares de negros viveram em liberdade, duramente conquistada com o sangue de todos.
 Viva Palmares, que deu as boas-vindas a todos os pretos, todos os índios, todos os brancos pobres que se juntaram à luta.
 Neste 20 de novembro, celebre Zumbi e informe-se mais um tiquinho sobre a história do racismo e da opressão racial no nosso país.
 E viva Zumbi.
 E viva Pixinguinha, Amaral e Paulo César Caju. Viva Tim Maia, Elza Soares e Mussum. Viva Ismael, Cartola e Sinhô. Viva Pelé. Viva Adão Ventura, Cruz e Souza e Lima Barreto. Viva Luiz Melodia e Benedita. Viva Abdias do Nascimento e viva Nei Lopes. Viva o Ministro Gilberto Gil. Viva Edna Roland e Dona Ivone Lara. Viva Mílton Santos. Viva Glória Maria e Heraldo Pereira. Viva Jamelão, Djavan e o paredão Dida. Viva Jorge Aragão, Leci Brandão e Wander Lee. Viva o Mestre Negativo. Viva Mano Brown e Negra Li. Viva Mílton Nascimento. Viva Grande Otelo. Viva Zezé Motta e o moleque Ronaldinho Gaúcho. Viva Toni Tornado. Viva Paulinho da Viola.

O blog Jahevida, homenageia a raça negra sua cultura, suas raízes e lutamos contra o preconceito, todos os dias, quando aqui nesse espaço são postados artigos alusivos ao tema. Hoje apenas ressaltando o personagem Zumbi. Agradecemos a pesquisa do artigo a parceira de outros blogs a Poetisa Mary Cely que nos mandou a pesquisa prontinha facilitando nosso trabalho, tendo em vista a Filha de Jah se encontrar hospitalizada.

Um comentário:

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.