Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Roy Samuel Reid


Roy Samuel Reid, morador de rua, morto em 1999 em decorrência de complicações cardíacas. I-Roy, um dos mais vultosos nomes da música jamaicana, pioneiro do reggae nos anos 1950 ao lado de mestres como Count Machuki. Em momentos distintos, do reconhecimento ao seu talento à morte em condições desumanas, Roy S. Reid, ou I-Roy como é mundialmente conhecido, deixou um dos mais importantes legados da história musical jamaicana.
O deejay/toaster I-Roy - inspirou-se em U-Roy - iniciou sua carreira ao lado de outros artistas de soundsystem, situação comum nas ruas jamaicanas das décadas de 1950/1960. Esses músicos passaram a chamar a atenção de produtores, principalmente após o sucesso de U-Roy (em breve no A-Z do Groovin Mood), abrindo portas a outros deejays e toasters e permitindo que fossem contratados para gravações em estúdio.
Gravou para Bunny Lee, Glen Brown, Lee Perry, Gussie Clark, e em 1970 passou a ser parte da vanguarda de grandes DJ´s. Seu álbum de estréia, "Presenting I-Roy" (1973 - Trojan), é considerado um clássico, e foi o primeiro de uma série de álbuns sólidos e influentes. Em 1976, assinou contrato com a Virgin Records, onde gravaria diversos álbuns. Teve nessa época como banda de apoio The Revolutionaries (por onde já passaram Sly e Robbie, Tommy McCook, Ansel Collins...). Na década de 1980, com o surgimento do dancehall, a carreira de I-Roy começou a declinar. Ele não deixou de gravar, mas passou a produzir cada vez menos singles, caminhando assim para o fim de sua trajetória.
Parte curiosa da história de I-Roy é a conhecida "rivalidade" entre Roy e Prince Jazzbo, por meio da troca de desaforos musicais em canções como “Gal Boy I-Roy”, em que Jazzbo questiona a masculinidade de Roy, ou “Jazzbo Have Fe Run”, em que Roy faz piada com um acidente sofrido por Jazzbo. Apesar de terem se dedicado várias canções de teor nada carinhoso, os dois eram grandes amigos nos bastidores.
O fim da vida do artista foi de um padecimento atroz. Nos dez anos anteriores ao seu falecimento, I-Roy lutou contra uma doença desconhecida, que afetava seu sistema cardíaco e causava inchaço no coração, e nenhum médico soube precisar o diagnóstico correto. Leroy Mafia (Mafia & Fluxy) esteve na Jamaica para angariar fundos necessários ao tratamento médico de Roy, mas infelizmente não houve tempo hábil para aplicação dos recursos. Um dos filhos de Roy foi morto na prisão na mesma época. O grande Roy Samuel Reid passou seus últimos dias como morador de rua, vivendo da caridade de outras pessoas, e lutando contra a doença desconhecida que o matou, em novembro de 1999.
Discografia:

* Presenting I Roy (1973)
* Hell and Sorrow (1974)
* Many Moods of I Roy (1974)
* Truths & Rights (1975)
* Step Forward Youth (1975)
* Can't Conquer Rasta (1976)
* Crisus Time (1976)
* Dread Baldhead (1976)
* Ten Commandments (1977)
* Heart of a Lion (1977)
* Musical Shark Attack (1977)
* The Godfather (1977)
* The General (1977)
* World on Fire (1978)
* Cancer (1979)
* African Herbsman (1979)
* Hotter Yatta (1980)
* Whap'n Bap'n (1980)
* I Roy's Doctor Fish (1981)
* Outer Limits (1983)
* We Chat You Rock (1987)
* The Lyrics Man (1990)
* Head To Head Clash (1990)

Texto reproduzido na integra do Groovin Mood

2 comentários:

  1. Valeu por divulgar o meu texto! Só peço pra vc colocar que a fonte é o Groovin Mood, ok? Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Dani meus sinceros pedidos de desculpas todos as minhs postagens coloco a fonte de origem, me perdoa por essa falha. Jah Blass

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.