Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SALIF KEITA



Por mais de quarenta anos, Salif Keita continua a trabalhar incansavelmente para ourives moderna música do Mali, empurrando muitas fronteiras musicais e constantemente à procura de outras formas de fazer registros. Sua música multiplica as aberturas com o mundo ao seu redor.

De acordo com seus encontros e viagens, Salif Keita nunca abandonou suas raízes e cultura mandinga. Pioneiro cantor e compositor, ele era o avant-garde para atender às suas façanhas vocais com a Band Ferroviário e Ambassadeurs, duas das maiores orquestras do Mali em 1970 antes de se tornar uma das grandes revelações a música do mundo emergente em sua estréia solo com "Soro", em 1987.

Após o clássico "Moffou" em 2002 e "M'Bemba" em 2005, que fechou hoje a última década em grande estilo com "A Diferença", a terceira parte de sua trilogia lançado com a Universal jazz acústico. Este disco é um dos álbuns mais empenhada e mais tocantes de sua carreira. Foi conduzido em grande parte em Paris. Algumas sessões em Bamako (em seu estúdio O Moffou), para Djoliba (sua aldeia nativa nas margens do Níger), Los Angeles e em Beirute.

Em perpétuo movimento, em vez de permanecerem fixos e deleitar-se com a tradição que ele dominou com perfeição, no entanto, Salif Keita está sempre em movimento sobre a evolução musical e tecnologias para alcançá-los. Definir com arranjos sumptuosos, este novo álbum não é excepção à regra. Encontramos aqui uma equipe de músicos, caras novas e fiéis, que são totalmente do corpo em torno de Salif.

A força artística de Salif Keita vem em grande parte porque ele tenta se renovar constantemente, tanto em suas palavras, sua música e seu canto. Sua voz permite-lhe para trazer emoções reais, ele canta em Malinka, Bambara e francês. Ele não é sempre o melhor som possível, hesitando para misturar línguas em conjunto para encontrar uma poesia justo. Não é o menor dos paradoxos do Conselho, cujo estatuto Salif Keita de muito nobre proibiu-o de cantar e de confrontar o verbo ea técnica dos griots.

Descendente da ilustre imperador Sundiata Keita, cujo império, no século XIII se estendia do Atlântico ao deserto do Saara para o Golfo da Guiné, Salif Keita é mais do que nunca, um símbolo do orgulho na sua Africano raízes e sua história, mas também uma África que é projetado perfeitamente em uma cada vez mais global, em busca da modernidade como desenfreada eleitos.

Albino Born, a mesma cor de sua pele augura bem claro no escuro presságios Mali ancestral onde ele cresceu. "Eu sou negro, minha pele é branca e eu gosto bem que é a diferença: eu sou branco, meu sangue é negro, eu amo ele, a diferença é bastante" cantando Será que a diferença para o primeiro single do álbum homônimo. Tudo é dito sobre este hino à tolerância, a qual exprime suas convicções como artista, ele raramente teve a oportunidade de fazê-lo.

Além desta peça para um melhor reconhecimento dos albinos, o álbum também aborda o tema da preservação ambiental do seu país. Ekolo Love sensibiliza a tragédia ambiental que ocorreu na África há várias décadas na indiferença geral. Em San Ka Na, procura despertar a consciência de seus compatriotas sobre a protecção do rio Níger, perto da qual ele cresceu. Este é um verdadeiro grito do coração e da boca de um golpe contra a inacção da política de proteção do litoral e dos cursos de água, a espinha dorsal do Mali, atualmente muito poluído .

Cruzadas com M. de Vanessa Paradis ou Ricour Ben, diretor Patrice Renson dá plena coerência sobre Salif, trazendo influências óbvias de eficiência pop com mais pronunciado do que nos jogos anteriores, mas também um fluxo claro de execução. Também é encontrado na bateria, guitarra e percussão em várias faixas de "A Diferença". Ele assina os arranjos de cordas de Samigna, Ka San Na e Ekolo de Amor, gravado em Beirute, com a ajuda do trompetista libanês Ibrahim Maalouf. Essas três peças de principal voz Salif destacar reflexões e oriental interações naturais entre a música árabe ea música Mandinga, entre oud e n'goni.

Joe Henry gravou, produziu e remixou e papai Folon, dois dos mais comoventes faixas do álbum, clássicos Salif. Como Seydou, que nada mais é que uma nova versão do Seydou Bathily, um tempo padrão da Ambassadeurs du Motel.

Dad carrega suas emoções com a profundidade universal, peças de outras nuances, muitas vezes graves no tema, mas onde a alegria da vida e da esperança prevalecer.

Sublinhando a Djeli melodia, balafon de Keletigui Diabate, um monumento da música do Mali e fiel cúmplice últimos quarenta anos mostra uma clareza não poderia ser mais natural. Ela evoca os laços que unem Salif, que ele aprendeu a tocar guitarra.

Se o menor Jannick Top e violoncelo Gaffou Vincent Segal, trompete Ibrahim Maalouf em Samigna, guitarras Kante Manfila e Ousmane Kouyaté e da percussão de Mamadou Kone em San Ka Na, o baixa N'Sangue Guy na guitarra ou Djeli Seb Martel e Bill Frisell na Folon, cada músico traz aqui o melhor de si, reflete uma cumplicidade profunda com Salif.

A doçura da Seydou, a sinceridade da diferença, a profundidade da tristeza ou San Folon Ka Na compor um plural vibração álbum, um continuum em que se irradia a voz de um cantor no topo de sua voz. Como Salif canta na faixa-título: "Todo mundo tem a honra de sua felicidade, slogan verdadeira felicidade universal.

Texto e Imagem: http://salif-keita.artiste.universalmusic.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.