Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

terça-feira, 11 de maio de 2010

E lá se vão 29 anos sem Bob Marley


Bob Marley - Africa Unite
Enviado por popefucker. - Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.


Quem foi este fenômeno?


Embora o gueto de Trenchtown, localizado em Kingston (no eterno pais mundial do reggae - a Jamaica), aparecesse em dezenas de suas canções, Robert Nesta Marley (BOB MARLEY) nasceu em 06/02/45 na povoação rural Nine Miles. A mãe se chamava Cedella Booker, e era uma humilde agricultora. E o pai, o senhor Norval Sinclair Marley, era um oficial do exército inglês, e pertencia a uma família muito rica. Claro que os pais dele não aceitariam tal união com a simples agricultora, chegando até mesmo a ameaçar de retirar todo o apoio econômico se ele não a deixasse. Norval, então, a abandonou. BOB foi um cara muito importante para seus irmaos. Com sua música, suas idéias e seu baseado, ele espalhou pelo mundo a filosofia Rastafari.A Jamaica saiu do anonimato e começou a aparecer para as pessoas do "mundo civilizado". Cedelaa teve que suar muito a camisa para manter a família. Mudaram-se para Trenchtown próximo a Kingston, porque lá era mais fácil encontrar trabalho. E foi exatamente lá que Bob Marley veio a conhecer Bunny Livingstone e Peter Tosh, e com eles acabou formando o Wailin' Wailers.



Suas Músicas



O estilo Wailers foi se transformando, mudando à medida que os ritmos jamaicanos evoluíam. Mas uma coisa saltava aos olhos de imediato: o som vocal ainda os distinguia, com Bob Marley como solista, para apoiar as harmonias de Bunny e Tosh. Eles se inspiravam nos grupos vocais americanos dos anos 50, como Moonglows e os Impressions. Nenhuma música foi mais natural do que a de Bob Marley. A maioria dos outros músicos, não importa a que estilo pertencem, se curvaram perante as regras do marketing e as pressões comerciais (de cada vez fazer maior sucesso), sem importar-se com a imagem ou ideologia que antes existia por trás. Mas quanto a isso Bob Marley soube se manter firme. A musica que dele saia era tão simples e clara. E fluía tão facilmente quanto a sua própria respiração.



A Morte

Em maio de 1980 Marley descobriu que tinha câncer. Teria que amputar alguns dedos do pé, mas se recusou porque era contra os princípios determinados pelo rastafarismo. Durante um concerto em Nova York, Bob passou mal, na manhã seguinte, em 21 de setembro de 1980, ele foi correr com Skilly Cole no Central Park. Bob entrou em colapso e foi levado para o hotel. Muitos dias depois foi constatado que ele tinha um tumor no cérebro. Os médicos chegaram a conclusão que ele teria no máximo um mês de vida. Três meses depois, no dia 11 de maio de 1981, Bob morreu em um hospital de Miami. O funeral de Bob Marley na Jamaica, no dia 23 de maio de 1981, pode ser comparado com um funeral de um rei. Depois das cerimônias públicas, o corpo de Marley foi levado para o local onde ele nasceu, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley tinha 36 anos. Sua lenda ainda continua viva!!!

Texto:http://www.emvideira.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.