Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Entrevista Inédita de Bob Marley em Paris - 1978

Entrevista inédita de Bob Marley, em Paris - 1978




Trinta anos após a morte na Jamaica, foi descoberto o registro de uma entrevista que ele deu em Paris, em Novembro de 1978. Bob Marley tinha 33 anos, ele estava no topo. Robert Schlokoff era dez anos mais jovem. "Diletante Jornalista" e fã de Dylan, ele consegue fazer uma entrevista com o jamaicano, que estava em Paris para promover seu álbum duplo ao vivo "Babylon By Bus". A entrevista permaneceu inédita durante... 33 anos.
VSD. Por que lançar vários álbuns em público?
Bob Marley: Porque ao vivo é o néctar para um músico. Sinta o poder da multidão para conhecer a atmosfera para aqueles que já viveram a conhecer esse ritmo de reggae, o ritmo divide e abraços para você, que o leva em seus braços. Os melhores momentos, ele continua a ser em concertos, ver todas essas pessoas dançando ...

 VSD. Você está tentando fazer o reggae mais popular, ou a conversão para a religião rasta?

BM: me dê a tradução de "Rasta". Nós todos vivemos no mesmo planeta, a linguagem é universal e eu me considero mais como um rasta. Eu só uso destas palavras mas, todos nós vivemos na mesma terra ...

VSD. Você vê alguma diferença entre o reggae e o rastafarianismo?
BM: Tome este copo de vinho, independentemente de papelão ou de vidro, o que ele contém é o importante. A verdade está dentro do vidro. É o mesmo com o Rasta. Eu não diria que o reggae e Rasta são a mesma coisa, não, rasta reggae faz com que a mente das pessoas, é a música que importa, independentemente da sua forma. Todas as canções são idênticas, a forma não importa, é o conteúdo, você está dizendo que é importante, a maneira de se comunicar ... Há muitas coisas que você ouve no reggae, mas não pode compreender, o que quer, você pode ouvir estas palavras e você pode senti-las. Deve absorvê-lo e, portanto, continuar a ouvir reggae. Reggae,é essencialmente um ritmo, uma forma de conectar um veículo, uma maneira de pensar. Não importa o que se diz, o reggae é um compartilhamento. Foi Deus quem decidiu a minha presença. Você não poderia mesmo chamar-me rasta se Deus não tivesse decidido, o homem não é nada sem Deus. Eu não me considero um líder, apenas um mensageiro, um mensageiro de Deus.

VSD. Reggae é muito popular hoje.
BM: Sim, é verdade, mais do que quando comecei. Há Rastas hoje em Paris, mas também na Inglaterra, na África. Em todos os lugares, eles estão por toda parte, é verdade.

VSD. O que você acha do judaísmo, parece que ele tem alguma ligação com o rastafari?
BM: Haile Selassie (o último imperador da Etiópia, que morreu em 1975) representa tudo o que é o meu deus. Enquanto que para você será chamado de Judas ou, sei lá. Haile Selassie é Judas Macabeu, ensinam a mesma coisa em uma maneira um pouco diferente: você tem que se conhecer melhor para saber dos outros.

VSD. É Michael Manley, primeiro-ministro da Jamaica, tem tentado recuperar, por exemplo?
BM: partidos políticos na Jamaica estão tentando nos entender, mas não tenho certeza de que vai chegar um dia. É a Sua Majestade Haile Selassie - porque ele é o Messias - que vai libertar o nosso povo.

VSD. Existe uma competição entre cantores de reggae?
BM Há uma competição entre os cantores, mas deve ser entendido que a cópia é de nenhum uso, cada um deve ter seu próprio estilo. Só assim podemos cumprir. Olha Sam Cooke: foi um sucesso estrondoso e por isso Otis Redding, Curtis Mayfield ou Ray Charles fizeram, também, conseguiu? Porque não tentar copiá-lo, porque eles forjaram um estilo todo próprio. Eu gosto de rhythm and blues, que é o que eu ouvi em garoto. Eu cresci com eles, mas eu nunca os copiei.

VSD. No palco, vê-lo, às vezes as pessoas pensam, James Brown é uma energia muito próxima.
BM: James Brown era o meu cantor preferido quando eu era criança, eu sempre amei o que ele fez. Você me perguntou antes o que o rastafarianismo, também ele comanda a você ouvir James Brown e Aretha Franklin também. Como você pode resistir?

VSD. Qual é a Babilônia (no Ocidente) para você?
BM: Babilônia, essas são as pessoas que querem viver fora da religião e não querem morrer em Sião (a terra prometida dos rastafáris). É como o ar que você respira, mas é invisível porque você está farto de ti. Mas se você confessa, você ficará bem rasta.

VSD. Sua popularidade está crescendo ...

BM E eu espero que isso não vai parar: eu gostaria de jogar na frente de uma centena de milhões de pessoas ... se isso fosse possível.


VSD. E as pessoas que tentam lucrar com a mistura de reggae com outros ritmos, rock e disco, para satisfazer uma audiência branca, o que você acha?
BM: Eu não me importo. Todas as músicas são semelhantes, o que importa é o espírito, a mensagem do Rasta, ele vai voltar para o meu copo de vinho desde o início. Conteúdo e não o envelope. Você pode tomar todas as melodias que são, sem exceção, e transformá-los em reggae. Por contras, as pessoas que nascem com rock jogar mais naturalmente do que reggae, aqueles que nasceram com o funk vai lutar para tocar rock e reggae. Você tem que tocar a música que nós amamos. Depois de entender isso é bom. O espírito é Rasta primeiro a entender. E como isso funciona? Através de Deus. É impossível saber se alguém ignora Deus.Por contras, as pessoas que nascem com rock jogar mais naturalmente do que reggae, aqueles que nasceram com o funk vai lutar para tocar rock e reggae. Você tem que tocar a música que nós amamos. Depois de entender isso é bom. O espírito é Rasta primeiro a entender. E como isso funciona? Através de Deus. É impossível saber se alguém ignora Deus.





Um comentário:

  1. Não repare mas gosto de comentar tudo que leio, sabe entro na casa de alguem então preciso cumprimentar, então hoje resolvi conhecer o teu universo e aqui vejo uma entrevista muito interessante, não tinha conhecimento da mesma, parabéns, beijos Luconi

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.