Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2012

Lee Perry






Hoje um dos maiores malucos (ou seria apenas um personagem de longo tempo frente ao publico/câmeras?) da música Jamaicana completa 76 anos de vida!!!

Rainford Hugh Perry mundialmente conhecido como Lee "scratch" Perry e também mundialmente conhecido por suas produções magistrais desde o final dos anos 60 que vão de nomes Jamaicanos como Heptones, Bob Marley, Eric Donaldson, Junior Murvin, Max Romeo e nomes do mainstream da música mundial como Bestie Boys e Sinéad O Conor! 

Dono de um dos mais expressivos e mágicos estúdios da música Jamaicana o lendário Black Ark(queimado por ele por circunstâncias até hoje não muito bem esclarecidas) Perry começou a carreira bem antes de se sentar a frente de uma mesa de som... Lee Perry em inicio de carreira apenas "King Perry" começou no inicio de 60 cantando o final da Era RnB Jamaicana e inicio do Ska.

Dono de uma voz que não se pode dizer que era das mais belas de todas mas muito peculiar e criativa, Perry gravou muito para seu "mestre"(posteriormente inimigo e depois novamente amigo) Coxsone, pedras raras e lindas do Ska Studio 1 que após briga se moveu para trabalhar com Joe Gibbs gravando mais lindas canções já na Era Rocksteady(canções inclusive de amor - fato não muito corriqueiro na carreira dele), dividiu produções e canções com Prince Buster mas foi somente em 1969 que sua carreira de produtor começou a chamar atenção(ainda trabalhando no estúdio de outro produtores) mas somente por volta de 1972 que seu Black Ark foi fundado e seu primeiro som registrado!

A partir dai sua história teve uma reviravolta e sua carreira linda de cantor(e percussionista) foram semi "esquecidas" tamanha sua genialidade dentro de seu estúdio, genialidade que para mim só pode ser comparada com a do rei Coxsone Dodd.

Genialidade que pra mim o faz o maior produtor da história da música Jamaicana depois de Coxsone, genialidade que pra mim torna o Black Ark o mais influente estúdio Jamaicano após o Studio 1, genialidade que pra mim o faz grande cantor/compositor que inclusive foi um dos grandes responsaveis por colocar Bob Marley no caminho certo do canto/composição e o apresentar para o mundo, genialidade que o fez um GÊNIO que hoje pode rodar o mundo em shows no mínimo "estranhos" mas que jamais afetaram sua carreira incrível seja como cantor/produtor/percussionista/compositor...

Parabéns Mr. Rainford Hugh Perry pelos seus 76 anos!!!

Por Jurassico Ym 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.