James Barnes, cantor,compositor. Mais conhecido como PRIMITIVE. nasceu nas Montanhas da Jamaica, construiu sua origem poetica na saga de Bob Marley. Preservou a formação tradicional, que é uma paixão pela música e criatividade em memória da Cultura Reggae.
Após sua apresentação no maior festival mundial, Reggae Sun Splash, realizado anualmente na Jamaica, seu refinamento ultrapassou fronteiras com o poderoso ritmo. Foi convidado para fazer shows no USA e Canada, onde gravou CD, lançando 10 faixas de sua autoria, com ritmo Pop Classico Reggae. Realizou turnês pela pela Europa, fixou moradia em Londres, onde obteve evolução no seu trabalho. Sua formação musical, comtempla o dominio de diferentes caracteristicas, com instrumentos diversos, o que possibilitou sua maturidade técnica.
Sua criatividade transcende a condição de cantor , revelando um carater performático de suas apresentações, que inclui a leveza da dança. Para ser um artista polivalente, além de competência, dedicação e disciplina, é necessário um "que" a mais. O seu dom de transformar sons em musica, letras em poesias, que revelam a originalidade e a riqueza do homem e suasraízes. Primitive viaja dentro dasmais variadas tendências do Reggae, como; Roots, Ska, Dance Hall, RaggaMuffin, Rockers, Lovers Rock. E hoje seu trabalho resgata e renova na sua linguagem livre, a fusão que forma a nova concepção do "Rasta Jazz", que é a pegada inconfudivel da nação jamaicana e a harmonia e grandiosidade do jazz,dentro das variantes como; Natalie, Ship-Ahoy, Ska, Saturday Night, Angel Face e outras. Primitive já participou de algumas tunês pela America do Sul, e Norte e Nordeste do país.
Nos últimos quatro anos tem participado do Carnaval baiano, sendo que em 2004 dividiu palco com Lazzo, Dagama, Cidade Negra e Rick Husbands. Marcou presença em dois eventos de suma importância para as tribos do gênero, a Maratona do Reggae (2002) e Caribe Reggae Festival (2003) ambos realizados por Silvio Palmeira (Casa da Musica). Em 2005, Primitive entra com todo o seu carisma e som no Grito Carnaval Reggae realizado na Praça Charles Muller e em março marcou presença no evento cultural do Nyahbynghi Reggae Festival. 2006, volta para Salvador e trabalha com varios regueiros, dando tempo para fazer uma renovação nas poesias e ritmos da mais nova raíz do reggae 'RASTA JAZZ".
Texto :www.casadoreggae.com.br/primitive.htm
Imagem Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário