Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

domingo, 4 de outubro de 2009

Biografia Edson Gomes


Nascido em Cachoeira de São Felix, Bahia a 120 km de Salvador, em 3 de julho de 1955, Edson Gomes no ardor da adolescência, pensou em ser um craque de futebol. Aos 16 anos, porém a tendência musical foi mais forte e ele abraçou a carreira artística, ao ganhar o 1º lugar num festival estudantil do colégio estadual de sua cidade natal. A música era "Todos Devem Carregar Sua Cruz". As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho.As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho. E se emprega no setor de construção civil e paralelamente tece seu caminho musical: grava um compacto simples como melhor interprete do Festival Canta Bahia, e um outro pelo troféu Caymmi, quando ganhou com a musica Rasta.Em 1982 Edson parte para São Paulo e encontra sua veia musical no Reggae de Jimmy Cliff e Bob Marley. Dedica-se com afinco à vida artística, e em 1988 grava o seu 1o LP pela EMI: Reggae Resistência, de onde saem Samarina, sucesso absoluto em Salvador, e Malandrinha que o tornou conhecido na mídia. Em 1990, lança recôncavo e dois anos depois o 3 LP, Campo de Batalha. O sucesso se espalha pelo nordeste e pelo Brasil. Edson é requisitado para shows em Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia para platéias de 5.000 pessoas. Em 1996, ele abre o show de Alphablondy em Salvador no Costa Verde Tênis Clube, onde tocou para quase 22.000 pessoas que cantaram suas musicas. Foi o maior evento de Reggae do ano na Bahia. Resgate Fatal chega em 1995, também em CD. O disco, sucesso absoluto de vendas e nas rádios com a faixa Isaac. A EMI resgata os sucessos antigos do artista e em sua série "Meus Momentos" (volume 1 e 2) de grande aceitação pelo público.Não há como negar, as músicas de Edson Gomes são inspiradas nos dramas sociais do cotidiano, daí sua conotação política, que encontra eco em movimentos culturais, sindicais e estudantis. Apocalipse, lançado em 1999, traz músicas contundentes como Camelô (Edson Gomes / Zé Paulo Oliveira), O país é o culpado e Apocalipse (também do autor), mas surpresa; é que desta vez Edson Gomes explora o seu lado romântico em canções como Perdido de amor, Amor Sem Compromisso, Me abrace e outras. Seu mais recente álbum foi lançado no ano passado e se chama "Acorde, Levante e Lute".

Biografia: Edson Gomes
Fonte: ReggaeWave

6 comentários:

  1. comecei a ouvir edson gomes por acaso e agora sou seu fã.adoro as letras de suas musicas e nunca deixo de ouvir.

    ResponderExcluir
  2. reggae, reggae! '

    djoê, a melhor coisa do mundo é curtir um reggae! sente só, pensa comigo: reggae é a melhor coisa do mundo, se não fosse o meu irmão.. aiai nem comento!
    reggae é minha vida, sente só a vibe '
    adoro amo de paixaoooo.
    edson gomess by: luanna gomes

    ResponderExcluir
  3. Muinto bom ver que uma pessoa sinples e umilde fas tanto sucesso no bras todo

    ResponderExcluir
  4. Edson Gomes precisa retornar à mídia, ele nos representa sim! Suas canções são bacanas!!!

    ResponderExcluir
  5. Por gentileza, se alguém souber me responda. O o nome completo dele é EDSON silva GOMES ou apenas Edson Gomes ?

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.