Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

domingo, 3 de outubro de 2010

UB 40 - Biografia





Os UB40 formaram-se em 1978 numa fila da Segurança Social britânica e retiraram o seu nome de um impresso do fundo de desemprego. A sua formação multi-racial reflectia o meio de onde emergiram os seus membros. A banda consolidou a sua credibilidade abordando temas políticos que atraíam uma juventude insatisfeita, rebelde e interessada no movimento ska revivalista.
Os irmãos Robin (guitarra solo) e Ali Campbell (guitarra e voz principal) formam o núcleo duro do grupo, que incluía ainda, Earl Falconer (baixo), Michael Virtue (teclas), Brian Travers (baixo), Jim Brown (bateria), Norman Hassan (percussão) e Terence "Astro" Wilson, toaster.
A banda compra os seus primeiros instrumentos com o dinheiro que Ali Campbell tinha recebido de indemnização por uma luta de bar. No fim do ano, o grupo foi convidado para entrar em digressão com os Pretenders, fazendo as suas primeiras partes. O single "Food For Thought" chega às tabelas do Reino Unido em 1980, começando uma longa fase de presenças nos tops. E os seus dois primeiros álbuns, "Signing Off" (de 1980), e "Present Arms" (de 1981), têm grandes vendas no seu país. As letras dos UB40 abordam temas de cariz político e têm grande impacto. Numa das suas canções, "One In Ten", por exemplo, arrasam a política de emprego de Margaret Tatcher. Em 1983, lançam "Labour Of Love", um álbum de versões de reggae que chega ao primeiro lugar no Reino Unido e entra para os tops americanos, do qual retiram o sucesso de Neil Diamond, "Red Wine", que se viria a tornar um dos ex-libris da banda. Até aqui, os seus álbuns têm uma excelente aceitação na Grã-Bretanha. No entanto, a recepção nos EUA foi apenas moderada, onde o seu único verdadeiro hit foi a versão de Sonny and Cher, "I Got You Babe", que contava com a participação de Chrissie Hynde, dos Pretenders.
Em 1988, o grupo toca "Red Wine" num concerto de tributo a Nelson Mandela e, graças a isso, a canção volta a passar na rádio, nomeadamente a norte-americana, entrando novamente nos tops e logo para a primeira posição. Tinham finalmente penetrado no lucrativo mercado norte-americano. Os UB40 lançam então novo disco de versões, "Labour Of Love II", que produziu vários temas de sucesso que chegaram ao top ten americano, como foi o caso de "The Way You Do The Things You Do", dos Temptations e "Here I Am", de Al Green Nesta altura, os UB40 já tinham abandonado a sua posição de esquerda e estavam mais concentrados em aperfeiçoar as suas versões de clássicos de reggae. Com "Promisses And Lies", em 1993, chegam ao número um na Grã Bretanha e ao sexto posto nos EUA. Neste ano, o grupo consegue outro grande sucesso na América com "I Can’t Help Falling In Love" de Elvis Presley, que foi incluído na banda sonora do filme "Silver" (com Sharon Stone), e que passou sete semanas no primeiro lugar.
Segue-se "Guns In The Ghetto", de 1997, que inclui "Tell Me It’s True", também da banda sonora do filme "Speed II". O grupo reafirma o seu empenho na música reggae com o "UB40 Present The Dancehall Album", em 1998, numa colaboração com conhecidos artistas jamaicanos. Um ano depois, é a vez de "Labour Of Love III", que foi sucedido em 2001 por "Cover Up", ano esse que marcou a passagem da banda pelo nosso país com vista à comemoração dos seus 21 anos de carreira. Para além das já habituais tonalidades reggae à UB40, neste "Cover Up" a banda investiu também na área das baladas e do pop rock.

Fonte: Cotonete PT - EMI


Integrantes:
Jim Brown: bateria
Ali Campbell: vocais / guitarra
Robin Campbell: guitarra / vocais
Earl Falconer: baixo / vocais / teclado
Norman Lamont Hassan: percussão / vocais
Brian Travers: saxofones / arranjos de sopro
Michael Virtue: teclado
Astro: vocais
Discografia:
UB44
The Dancehall Album
Live In Moscow
UB40
The UB40 File
The Best Of UB40 1
The Best Of UB40 2
Signing Off
Rat In The Kitchen
Promises And Lies
Present Arms - DUB
Present Arms
Live
Labour Of Love 3
Labour Of Love 2
Labour Of Love
Guns In The Ghetto
Geffery Morgan
Baggariddim
The Very Best of UB40
Cover Up
Fathers of Reggae
Platinum Collection
Who You Fighting For

Um comentário:

  1. Já ia criticar, por causa da extensa biografia de uma banda tão bacana sem nenhum vídeo, quando, descendo a tela, encontro red wine logo abaixo, ré, ré! Parabéns por mais este espaço (são quantos blogues ao todo, hein?! Rs)! Falo da Ilha do Reggae, a Jamaica Brasileira São Luís do Mará: conheces? Abração!

    ResponderExcluir

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.