Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A História do Reggaeton




Reggaeton ou Reggaetón é um estilo musical proveniente da região do caribe que mistura vários ritmos e culturas. Virou uma febre, principalmente nos Estados Unidos e tem vindo a conquistar os europeus. Caracteriza-se pela mistura dos ritmos reggae, hip hop entre outros ritmos como salsa, rumba e mambo que esporadicamente vem sendo acrescentadas nas canções. Possui também influência do Dancehall.

O nome reggaeton vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" (maratón, traduzindo para o português: "maratona", é o nome que se dá a um concurso de rap).

A sua origem é em Porto Rico e na Jamaica, conhecido como new reggae, música underground, rap, dem bow. O nome reggaeton só foi criado e tornou-se proeminente entre 94 e 95, em Porto Rico. Mas a partir do século XXI tem ganhado espaço nos Estados Unidos e Europa.

Artistas como El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache, são considerados os DJs precursores do estilo e pais do reggaeton, já que misturavam reggae jamaicano com ritmos latinos.

No entanto, quem criou as primeiras músicas essencialmente de reggaeton foi o rapper Vico C, que começou a fazer hip hop no seu país (Porto Rico), a partir dos anos 80, mesclando o rap com reggae. As suas canções ficaram conhecidas em toda América Latina, Estados Unidos e Europa tornando o reggaeton uma febre entre os jovens de língua espanhola.

O reggaeton geralmente é cantado em "spanglish" , uma mistura de inglês e castelhano (espanhol). Muitos artistas optaram por fazer as suas músicas, principalmente sobre sexo, para alcançarem a fama mais rapidamente. Mas outros artistas usaram como temática o racismo, as drogas, o crime (temas que fazem parte da cultura hip hop gangsta) e, até, o cristianismo.

O ritmo reggaeton tem gerado bastante polémica entre a sociedade dos vários países onde este faz sucesso. Isto dá-se principalmente pelo teor pornográfico de algumas letras como por exemplo a canção do artista Pitbull chamada "Toma" (-"Abre as pernas/Quero ver-te agir como um animal") e pela dança chamada "perreo" que consiste na imitação da posição sexual dos animais, em que o homem posiciona-se atrás da mulher, onde esta inclina-se com as mãos nos joelhos.
Em Porto Rico o governo ameaçou proibir manifestações de reggaeton por causa do incentivo à violência e prostituição. Artistas como Vico C e Many Montes fizeram uma campanha para estimular uma consciência crítica da população em relação aos artistas que fazem músicas usando o sex appeal e o estímulo à violência para vender, não só em relação aos artistas de reggaeton como de rap e pop.

Em Cuba o ritmo reggaetón foi considerado "perigoso" pela União de Jovens Comunistas, que escreveram no seu jornal o "Juventude Rebelde" que esse estilo musical "divulga a luxúria e o vício" e chegaram até mesmo a propor a sua proibição pois segundo eles o ritmo "comprovadamente incita a violência e o consumo de tóxicos". Entretanto o ritmo/ estilo tem as suas qualidades. Quando não levado para o lado sexual pode ser animado, dançante e caliente.

Polémicas à parte o fenómeno "reggaeton" é no mínimo curioso, e faz-nos pensar sobre a globalização das culturas, alguns dizem que se trata do Hip Hop dos latinos, outros que é apenas mais uma moda passageira. O fato é que o ritmo conquistou toda a América Latina, alguns países da Europa e os Estados Unidos (entre sua comunidade latina).

Entre os artistas de reggaeton mais conhecidos do mundo estão: Wisin Y Yandel, Don Omar, Vico C, Tego Calderon, Luny Tunes, Baby Rasta e Gringo, Polaco, Ivy Queen, Zion e Lenox, Tito Bambino, Latino (cantor) e Daddy Yankee.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.