Entre tantas paixões e amores um continua inabalável desde minha adolescência, quando ouvi pela primeira vez o baixo ao fundo desse ritmo mágico e cadenciado, que é o Reggae em sua essência. Nasci em Belém do Pará, então nada estranho, já que os ritmos que lideram por lá são esses mesmo os caribenhos, africanos e indigenas resultando em uma miscegenação de ritmos, aliás, meu pai adorava merengue, o ritmo, não a guloseima rsrsrs....Eu estava preparada ouvi a voz de Jah e sou fiel a ele desde então, e lá se vão 30 anos acompanhando tudo que se passa no universo Rastafari. Tenho muito orgulho desse meu lado reggaeira, sempre fui conhecida como a filha de Jah ou filha do Rasta, nicks que sempre usei na internet. Em agradecimento a tudo de bom que recebo de Jah resolvi reuni tudo o que a ele se refere em especial dou destaque a Robert Nesta Marley, cujas composições, sua biografia, enfim selou de vez esse pacto de amor que tenho com o Reggae. Quando meus filhos e amigos comungam comigo desse amor incondicional que tenho pela Jamaica, pela África e sua história de dor e preconceito, lágrimas me vêm aos olhos, saber que através de mim, outros estão tendo a oportunidade de conhecer, amar e respeitar os Rastas no sentindo mais amplo da palavra. Jah!!!

Rastafari I yeahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elsy Myrian Pantoja

Uma Filha de Jah

Seguidores

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RAGGA OU DANCEHALL DIGITAL






Ragga, o dancehall digital
O hit "(Under Me) Sleng Teng" de Wayne Smith, com um riddim totalmente digital produzido por King Jammy em 1985, levou o reggae dancehall a outro nível. Muitos creditam essa música como sendo o primeiro riddim digital do reggae. Utilizando um teclado Casio MT-40, King Jammy levou o reggae ao dancehall digital, ou a era do ragga. No entanto isso não está muito certo, já que há exemplos de produções digitais feitas antes como o single "Sensi Addict" de Horace Ferguson produzido por Prince Jazzbo em 1984. O riddim "Sleng Teng" é um dos que mais foram gravados e refeitos ao longo dos tempos.
O estilo de cantar dos deejays acompanhado dessa musicalidade mais digital se separou dos conceitos tradicionais da música popular jamaicana. Se nos anos 70 o reggae era vermelho-dourado-verde (cores da bandeira rastafari), na década seguinte se tornou uma corrente de ouro. Foi removido de sua postura cultural roots, e houve vários debates entre puristas do roots, que questionavam se aquele estilo musical ainda seria considerado como sendo uma extensão da música reggae.
Essa mudança no estilo novamente viu o surgimento de uma nova geração de artistas, como Shabba Ranks (que se tornou o mais conhecido artista de ragga no mundo), Supercat, Cutty Ranks, Burro Banton. Houve um novo leque de produtores que também se destacaram: Philip "Fatis" Burrell, Dave "Rude Boy" Kelly, George Phang, Hugh "Redman" James, Donovan Germain e Bobby Digital. Wycliffe "Steely" Johnson e Cleveland "Clevie" Brown, conhecidos por Steely & Clevie, chegaram a desafiar a posição de Sly & Robbie como os líderes na produção de riddims na Jamaica. Os deejays foram ficando cada vez mais focados em letras de slackness (sexo) e violência. Artistas como Bounty Killer, Cobra, Ninjaman e Buju Banton acabaram se tornando grandes figuras no gênero.
Para acompanhar o som mais pesado dos deejays, surgiu um estilo mais leve de vocal que veio do reggae roots e do R&B, marcado por falsetes e uma entonação quase feminina, como Pinchers, Cocoa Tea, Sanchez, Admiral Tibet, Frankie Paul, Half Pint, Conroy Smith, Courtney Melody, Carl Meeks e Barrington Levy.
No começo dos anos 90, músicas como "No No No" de Dawn Penn, "Mr Loverman" de Shabba Ranks, "Worker Man" de Patra, "Oh Carolina" de Shaggy e "Murder She Wrote" de Chack Demus & Pliers se tornaram alguns dos primeiros super hits de dancehall nos Estados Unidos e no mundo. Várias outras variedades de dancehall alcançaram sucesso fora da Jamaica em meados dos anos 90. Tanya Stephens mostrou um estilo distinto de vocal feminino ao gênero durante os anos 90.
Entre os anos de 19990 e 1994,houve a entrada de artistas como Buju Banton, Bounty Killer, Lady Saw, Shaggy, Diana King, Spragga Benz, Capleton, Beenie Man e uma mudança ainda maior no som do dancehall, trazida pela introdução de uma nova geração de produtores e o fim da produção de riddims tipicamente influenciados pelo controle de Steely & Clevie.
Foi a partir de 1992, com a repercussão internacional à letra considerada homofóbica da música "Boom Bye Bye" de Buju Banton e com a realidade da violência em Kingston (que viu a morte dos deejays Pan Head e Dirtsman), que marcou outra grande mudança no dancehall, desta vez de volta ao rastafari e aos temas culturais, com diversos artistas de ragga slackness se voltando para a religião. Assim, a cena do ragga consciente foi se tornando um movimento cada vez mais popular. Uma nova geração de "singjays" - cantores na linha mais melódica - e "deejays" surgiu voltando à era do reggae roots, como Garnet Silk, Tony Rebel, Sanchez, Luciano, Anthony B e Sizzla. Artistas como Buju Banton e Capleton, que antes se dedicavam às letras de slackness, se voltaram a escrever mais e mais sobre direitos iguais e justiça. Dessa maneira foi surgindo o reggae new roots, ou seja, o novo reggae roots, seguindo as mesmas tradições dos anos 70 porém com uma pegada mais atualizada, voltada para a nova geração.
Durante os anos 90, o ragga remanesceu firmemente como o som mais popular para os dancehalls jamaicanos. Começou a incorporar técnicas do hip-hop, e diversos de seus artistas marcaram presença no meio do hip-hop nos Estados Unidos; o ragga era também uma influência importante na cena do jungle/drum'n'bass do Reino Unido.
O começo dos anos 2000 viu o sucesso de novos artistas nas paradas musicais, como Elephant Man e Sean Paul. E cada vez mais a cena do dancehall cresceu e vários deejays e singjays foram somando nessa lista de sucesso, entre eles, Mr Vegas, Lexxus, Red Rat, Baby Cham, Wayne Marshall, Wayne Wonder, Kiprich, Damian Marley, Zumjay, Vybz Kartel, Assassin, Mavado, Idonia, Busy Signal, Gyptian e Demarco. Tambem houve a popularidade dos grupos vocais T.O.K e Ward21, e a safra de cantoras/deejays como Queen Paula, Cecile, Spice, Sasha, Macka Diamond, Timberlee, Tifa, D'Angel, Natalie Storm, Ms Thing, entre várias outras.
O ragga mais voltado para o new roots também teve um grande crescimento, dividindo espaço nas festas com o ragga/dancehall. Embora os temas de ambos na maioria das vezes sejam bem diferentes, vários artistas gravam suas letras em ambos os ritmos - new roots e dancehall hardcore. Artistas jamaicanos mais voltados ao new roots com destaque internacional são Jah Mason, Chuck Fenda, Richie Spice, I Wayne, Turbulence, Fantan Mojah, Lutan Fyah, Junior Kelly, Jah Warrior, Perfect, Chezidek, Determine e a cantora Queen Ifrica, embora muitos outros aparecem a cada dia.
Ragga internacional
O ragga foi se expandindo além das fronteiras da Jamaica para o resto do Caribe, e acabou aos poucos atingindo outras partes do mundo. Um dos primeiros deejays brancos a se destacar internacionalmente no estilo no começo dos anos 90 foi o canadense Snow, com seu hit "Informer". Hoje em dia, os europeus Alborosie (Itália), Gentleman (Alemanha), Million Stylez (Suécia) e Ill Inspecta (Polônia) são sucesso mundial no ragga, cantando em inglês. Já o artista Collie Buddz (Bermudas) é o único cantor branco do Caribe a ter um grande reconhecimento no meio do circuito ragga internacional. Atualmente, o judeu Matisyahu (EUA) experimentou um sucesso internacional fazendo ragga.
Hoje em dia o ragga tem uma cena muito forte em países como Itália, França, Japão e Alemanha, onde ocorrem diversos shows internacionais, soundclashes e grandes festivais dedicados ao gênero. Vários artistas locais também fazem sucesso nesses países cantando em seus idiomas de origem.
Alguns artistas de ragga internacional são:
  • França: Daddy Mory, Lord Kossity, Krys, Yannis Odua, Neg'Marrons, Admiral T, Loo Ranks, Mad Killa, Saël, Tairo.
  • Japão: Ranking Taxi, Ryo the Skywalker, Fireball, Pushim, Homegrown, Mighty Jam Rock, Pang, Munehiro, Megaryu & Lecca, Ichi Bang Boshi Crew.
  • Alemanha: Nosliw, Seeed, D-Flame, Benjie, Tolga, Culcha Candela, Natty Flo, Dr Ring-Ding, Raggabun

 Ragga latino
O ragga latino, cantado na língua espanhola, surgiu no Panamá com cantores como Nando Boom e El General. Alguns anos depois, através do ritmo dem bow, acabou gerando sua versão irmã, o reggaeton. Porém o reggaeton segue uma linha diferente com características próprias, embora ainda se assemelhe bastante ao ragga-dancehall na linha de vocal e na marcação das batidas.
Alguns artistas de nome na cena do ragga de língua espanhola são:
  • Panamá: Kafu Banton, I Nesta, Joc Polo, Bossy D;
  • Espanha: Morodo, Little Pepe, Daddy Maza, Chulito Camacho;
  • Argentina: Fidel Nadal, Alika;
  • Chile: I Mosa, Oskr-T, Boomer;
  • República Dominicana: Newton.
 Ragga no Brasil
No Brasil, o ragga teve início nos anos 90 nas periferias da Grande São Paulo. Alguns pioneiros nesse estilo no Brasil foram toasters paulistas como Pepeu, Frank Frank, Rica Caveman (da banda Nômade), Grupo Kaya e o curitibano Toaster Eddie. Mesmo sem fazer propriamente o estilo ragga, grupos como Defalla, Skank, Planet Hemp e O Rappa deram uma importante contribuição ao mostrar ao grande público, canções com forte influência de ragga.
Atualmente movimento ragga-dancehall brasileiro vem se fortalecendo cada vez mais e sua popularidade cresceu a partir de 2002, principalmente em São Paulo através da Família 7 Velas. São Paulo vem se tornando a capital do ragga nacional com vários cantores, produtores, sound systems e festas dedicadas ao gênero. No Espírito Santo o ragga vem sendo tocado e cantado nos bailes e festas juntamente com o rap.
Passos de dança do dancehall
A popularidade do dancehall gerou vários passos de dança que ajudam a dar mais vibe nas festas e deixam as performances de palco mais energéticas. Muitos dos passos vistos em videos de hip-hop na verdade são variações de passos do dancehall. Várias crews de dançarinos ganham notoriedade ao criar e popularizar esses passos, e muitos deejays como Elephant Man e Beenie Man escrevem letras sobre os novos passos de dança que surgem.
Alguns exemplos de passos de dança: "Like Glue", "The Myspace", "The Bogle", "Heel-Toe", "Blazay-Blazay", "Pon the River, Pon the Bank", "Chaka Chaka", "Scooby Doo", "Spongebob", "Signal the Plane", "Hot Fuk", "Tek Weh Yuhself", "Whine Up" (mix de pop, dance, R&B, hip-hop e dancehall), "Boosie Bounce", "Drive By", "Shovel It", "To Di World", "Dutty Wine", "Nuh Linga", "Beyonce Wine", "Gully Creepa".
Com o surgimento das dancehall queens executando os passos de dança, ajudoua elevar a cena dancehall a outro estágio. Com muita sensualidade em seus trajes, as vezes essas dançarinas podem chegar a beirar a vulgaridade. São sempre vistas com muito profissionalismo nos concursos onde concorrem a grandes prêmios, ganhando fama e status. Dancehall queens japonesas chegaram a vencer importantes concursos na Jamaica,  tornando-se altas celebridades no circuito dancehall internacional.
Canções famosas
  • Ragga-dancehall
    • Shabba Ranks - "Ting-A-Ling"
    • Bounty Killer - "Fed Up"
    • Buju Banton - "Champion"
    • Beenie Man - "Who Am I"
    • Sean Paul - "Temperature"
    • Mr. Vegas - "Heads High"
    • Baby Cham - "Ghetto Story"
    • Elephant Man - "Pon The River" e "Pon The Bank"
    • TOK - "Gal You A Lead"
    • Shaggy - "Wild 2 Nite"
  • Ragga new roots
    • Capleton - "Jah Jah City"
    • Alborosie - "Kingston Town"
    • Damian Marley - "Welcome To Jamrock"
    • Sizzla - "Solid As A Rock"
    • Chuck Fender - "Gash Dem"
    • Fantan Mojah - "Hungry"
    • Richie Spice - "Youth's So Cold"
    • Jah Mason - "Princess Gone"
    • Turbulence - "Notorious"
    • Queen Ifrica - "Genocide"























http://pt.wikipedia.org/wiki/Ragga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossas postagens são feitas através de pesquisas na Internet, dando os devidos créditos de origem. Aceitamos colaboração e sugestão através do email: elsymyrian@hotmail.com

Total de visualizações de página

Contador de postagens e comentários

Estatística deste blog:
Comentários em Postagens
Widget Templates e Acessórios

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.